Skip to content
geral@prochildcolab.pt
FacebookLinkedInInstagramYouTubeSoundCloud
ProChild CoLAB Logo ProChild CoLAB Logo ProChild CoLAB Logo
  • Sobre o ProChild CoLAB
    • Quem somos
    • Estrutura executiva e organizacional
    • Equipa
    • Associados
    • Infraestruturas
    • Documentação institucional
    • Contactos
  • Áreas e projetos
    • Saúde e Bem-estar
    • Desenvolvimento e Educação
    • Participação Social
    • Proteção
    • Biologia e Desenvolvimento
    • Tecnologias Digitais
  • Academia ProChild
    • Sobre a academia
    • Formações
    • Podcasts
    • Webinars
    • Ciclo de Webinares DEC
  • Observatório
  • Notícias
  • Recrutamento
  • O Pacto para a Infância
    • Pacto para a infância
    • I Encontro Internacional ProChild CoLAB: O Pacto para a Infância
    • Pacto trocado por miúdos
  • EN

ProFormação 0-3: Caraterização da formação dos Profissionais das Creches

ProFormação 0-3: Caraterização da formação dos Profissionais das Creches

Desenvolvimento e Educação

  • Objetivos

  • Datas

  • Entidades

  • Equipa

  • Imprensa

  • Recursos

  • Objetivos

O panorama atual de formação dos/as educadores/as de infância em Portugal caracteriza-se por uma diluição do conceito de educação de infância – pela associação à educação escolar obrigatória que se lhe segue, e pela invisibilidade do trabalho em creche (excluída do sistema educativo em Portugal) (Gomes & Brito, 2021, submetido). Paralelamente, a formação dos outros profissionais de ação educativa em creche está por descrever e caracterizar. Considerando as evidências da investigação sobre a relevância da formação inicial dos profissionais que exercem funções em creche, e com vista a fundamentar e orientar o trabalho do ProChild CoLAB neste domínio, o presente estudo teve como principais objetivos:

  • Caracterizar a formação disponível para os profissionais que vão exercer funções em creche (Licenciaturas em Educação Básica; Mestrados profissionalizantes em Educação Pré-escolar e Educação Pré-escolar e Ensino do 1º CEB– Educadores/as de Infância; Cursos Técnico Profissionais de dupla certificação; Técnicos Superiores Profissionais em acompanhamento de crianças e jovens);
  • Identificar as necessidades formativas para as quais já existem soluções e aquelas que carecem de resposta.

O ProChild CoLAB é uma das entidades promotoras deste projeto.
Saiba quais são as restantes entidades associadas no separador das entidades.

  • Datas

  • Data de Início: 03-01-2022
  • Data de Fim: 31-10-2023
  • Entidades

Entidade Financiadora
Fundação Belmiro de Azevedo (FBA)

Entidades Promotoras 
Fundação Belmiro de Azevedo (FBA)
ProChild CoLAB

Entidade Responsável pela Supervisão Científica
Fundação Belmiro de Azevedo (FBA)

Outras Entidades Parceiras de Supervisão Científica
Centro de Investigação em Educação (CIE-ISPA)
Centro de Investigação em Psicologia da Universidade de Lisboa (CIPSI-UL)
Centro de Psicologia da Universidade do Porto (CPUP)
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUL)
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (FP-UL)
Fundação Brazelton Gomes Pedro (FB-GP)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (ISPA)

  • Equipa

Coordenação
Ana Teresa Brito (ISPA, CIE-ISPA, FB-GP)
Joana Cadima (FPCEUP, CPUP)
Luisa Barros (FP-UL, CICPSI-UL)

Equipa 
Ana Lúcia Aguiar (até 02/2022, ProChild CoLAB)
Inês Gregório (ProChild CoLAB)
Janete Moreira (ProChild CoLAB)

As filiações apresentadas são aquelas designadas à altura da colaboração.

  • Imprensa

  • A importância da creche e dos seus profissionais
  • Recursos

  • Análise infográfica
  • Atas do XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
comunicacao2024-08-21T09:43:29+00:00Concluído, DE_concluido, Desenvolvimento e educação|
  • Termos de utilização
  • Política de privacidade
  • Política de cookies
  • Contactos
  • Mapa do Site

This project is being supported by the Portugal’s Recovery and Resilience Plan: www. recuperarportugal.gov.pt

© Copyright 2022 -  |  ProChild CoLAB | Todos os direitos reservados 
Page load link
Go to Top