Ema San Payo
Psicóloga na área da proteção

Ema San Payo é mestre em Psicologia Clínica e da Saúde Sistémica (Familiar, Comunitária e Forense) pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. Durante o mestrado estagiou numa Casa de Acolhimento onde trabalhou com crianças, famílias biológicas e adotivas e com a equipa técnica, apostando em metodologias lúdicas. Esta experiência permitiu que, em paralelo, a escrita da sua tese sobre adoção não fosse apenas um abstrato-teórico e, em Valência, 2023, apresentou-a na 9.ª edição do Congresso Internacional de Psicologia Clínica e da Saúde da Criança e do Adolescente.
Em 2024, fez um estágio Erasmus+ na Cooperativa Social Dedalus, em Nápoles, co-criando projetos de integração sócio-emocional com e para menores estrangeiros não acompanhados.
Desde 2021, tem voluntariado com pessoas em situação de sem-abrigo, como explicadora e num acompanhamento muito proximal de uma criança refugiada, e ainda numa iniciativa de desenvolvimento local no bairro da Bela-Flor em Lisboa, ou num projeto apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, de intervenção através de vídeo-participativo no interior do país. Com vista a trabalhar em prol da justiça social, destaca também o teatro e o coro que integrou como determinantes para moldar a sua postura enquanto psicóloga, levando-a a continuar a investir em formação em áreas como Psicologia Comunitária, Práticas Participativas e Pedagogia da Arte.
Atualmente, integra a equipa do ProChild CoLAB, no eixo da Proteção, no projeto Family to Family.
tempos livres
Pelas palavras da poeta Adília Lopes “Ler, escrever, ouvir música, andar a pé, brincar.”
o que motivou vir para o prochild
Pelas palavras da poeta Adília Lopes “Ler, escrever, ouvir música, andar a pé, brincar”.