Desenvolvimento e Educação em Creche
O curso de formação proposto tem como finalidade: perspetivar a escola como um local de aprendizagem que não se limita ao ensino e aos conteúdos curriculares, mobilizando estratégias de Educação não formal. Esta surge no seguimento das propostas de intervenção no âmbito do projeto Aprender é de+, do ProChild CoLAB, com um foco particular em intervenções de educação não formal, em contexto comunitário e escolar.
O recreio escolar, a importância do espaço exterior para as crianças, as brincadeiras e as intervenções socioespaciais assumem aqui particular relevância. Na continuidade do Projeto “A Escola de Pernas para o ar”, desenvolvido na EB1 de Gondar no corrente ano letivo, foi possível identificar necessidades de formação para os professores, professores AEC e psicólogos escolares nas temáticas trabalhadas nesta proposta.
Assim, este curso de formação permitirá alcançar os objetivos definidos e desenhar o alargamento do projeto às restantes EB1 de Pevidém para o ano letivo de 2021-22. Trabalhar a escola como algo que não se esgota em conteúdos curriculares nem na imagem da criança-aluno é central para que os adultos que nelas trabalham possam construir uma visão do espaço escolar que contempla a criança no seu todo, nas suas especificidades e culturas próprias, e que a educação não formal consegue mobilizar com estratégias e conteúdos próprios de intervenção. De modo a alcançar esta visão, toda a comunidade educativa é chamada a participar.