Este projeto pretende incentivar uma cultura comunitária promotora dos direitos da criança e o conhecimento científico sobre participação social, cidadania e igualdade das crianças, através de uma intervenção integrada nas áreas social, educacional, planeamento urbano, proteção e saúde, focada nas crianças e adultos em comunidades socialmente desfavorecida.
Construiu-se, ainda, o Modelo de “Território de Aprendizagem” (Learning Field) através de uma intervenção integrada nas áreas social, educacional, planeamento urbano, proteção e saúde, focada nas crianças e adultos em comunidades socialmente desfavorecidas.
O ProChild CoLAB é uma das entidades promotoras deste projeto.
Saiba quais são as restantes entidades associadas no separador das entidades.
Subprojetos
Conhecer+ para intervir melhor
Este projeto tem como objetivos:
- Ampliar e densificar os direitos da criança do TA nos seus diferentes contextos de vida;
- Sensibilizar as crianças para a importância dos direitos da criança e para os desafios que se colocam à sua efetiva implementação nos seus contextos de vida;
- Criar uma metodologia partilhada para trabalho com direitos nos contextos de vida das crianças;
- Sensibilizar a freguesia para os direitos da criança, a partir de diferentes dispositivos feitos pelas e com as crianças.
- Início: 07-09-2020 (em curso)
Entidades Financiadoras
Câmara Municipal de Guimarães (CMG)
ProChild CoLAB
Entidades Promotoras
Câmara Municipal de Guimarães (CMG)
ProChild CoLAB
Entidades Responsáveis pela Supervisão Científica
Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC-UMinho)
Instituto de Educação da Universidade do Minho (IE-UMinho)
Investigação em Design, Media e Cultura (ID+ DECA-UA)
Coordenação
Gabriela Trevisan (ProChild CoLAB)
Natália Fernandes IE-UMinho, CIEC-UMinho)
Equipa
Inês Guedes de Oliveira (ID+ DECA-UA)
Mariana Carvalho (até 06/2024, ProChild CoLAB)
As filiações apresentadas são aquelas designadas à altura da colaboração.
- Desenvolvimento e Educação
Sem Muros, sem fronteiras
Este projeto pretendeu fomentar práticas socio-espaciais de mapeamento e transformação do território do bairro da Emboladoura com as crianças (transversal ao Projeto “O Extraordinário do Ordinário” e ao “Projeto Porta 7”), através das atividades “Habito este Lugar” e “Imagino este Lugar”. Os objetivos específicos deste subprojeto são:
- Mapear com as crianças dos espaços públicos que utilizam, através de exercícios espácio-temporais sobre o território;
- Fomentar o imaginário da criança, enquanto agente transformador do espaço em lugar de pertença;
- Valorizar a ação e a apropriação da criança no espaço público;
- Envolver ativamente as crianças no processo de requalificação dos espaços públicos do Bairro da Emboladoura;
- Sensibilizar os parceiros do projeto para importância da participação das crianças
- Valorizar os meios de expressão e comunicação da criança a partir da curadoria dos materiais expositivos e da co-criação de uma linguagem gráfica apelativa
- Inínio: 07-09-2020
- Fim: 30-06-2023
Entidades Financiadoras
Câmara Municipal de Guimarães (CMG)
ProChild CoLAB
Entidades Promotoras
Câmara Municipal de Guimarães (CMG)
ProChild CoLAB
Entidades Responsáveis pela Supervisão Científica
Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC-UMinho)
Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho (EAAD-UMinho)
Instituto de Educação da Universidade do Minho (IE-UMinho)
Laboratório de Paisagens Património e Território (Lab2PT)
Coordenação
Cidália Silva (até 06/2023, EAAD-UMinho, Lab2PT)
Natália Fernandes (IE-UMinho, CIEC-UMinho)
Equipa
Carla Ferreira (Fraterna – Voluntária)
Gabriela Trevisan (ProChild CoLAB)
Mariana Carvalho (até 06/2024, ProChild CoLAB)
Rita Magalhães (Fraterna)
Sofia Machado (Fraterna)
As filiações apresentadas são aquelas designadas à altura da colaboração.
- Desenvolvimento e Educação