“Aprender é de (+)” é um projeto desenvolvido para incentivar o trabalho colaborativo entre as escolas e a comunidade cultural, no sentido de fomentar iniciativas de educação não formal, geradoras de bem-estar, gosto pela aprendizagem e melhorias no sucesso escolar, pretendendo assim:
- Promover um trabalho colaborativo entre as escolas e a comunidade cultural, no sentido de fomentar iniciativas de educação não formal, geradoras de bem-estar, gosto pela aprendizagem e melhorias no sucesso escolar;
- Promover uma maior articulação de iniciativas de educação artística, lúdica e criativa nas escolas através de criação de projetos artísticos desenvolvidos pelas crianças;
- Pensar a escola enquanto espaço e contexto de aprendizagem, de lazer e fruição das crianças, através da intervenção nos espaços exteriores/recreios;
- Desenvolver ações de formação contínua dirigidas a intervenientes locais, sobre a importância da educação artística, ludicidade e criatividade na aprendizagem e desenvolvimento de competências pessoais;
- Implementar um programa de intervenção de tutorias por pares, focado nas necessidades académicas e socio-emocionais de crianças a frequentar o ensino básico, em escolas do Território de Aprendizagem de Pevidém.
O ProChild CoLAB é uma das entidades promotoras deste projeto.
Saiba quais são as restantes entidades associadas no separador das entidades.
Subprojetos
Concluído
Promover o bem-estar das crianças e apoiar a superação de dificuldades geradas pelo contexto de pandemia, através de um conjunto de ferramentas educativas para professores, estruturadas por temas e subdivididas em atividades, que pretendem contribuir para objetivos específicos:
- Criar/trabalhar/concretizar oportunidades de desenvolvimento de competências múltiplas nas crianças.
- Identificar, apoiar e encaminhar crianças que experienciem dificuldades emocionais e comportamentais, fornecendo conhecimentos e estratégias úteis para atuar nestas situações.
- Criar oportunidades de formação para professores/as das AEC sobre competências socio-emocionais e acompanhamento das crianças em situação de pandemia.
- Início: 01-04-2020
- Fim: 30-06-2020
Entidades Financiadoras
Câmara Municipal de Guimarães (CMG)
ProChild CoLAB
Entidades Promotoras
Câmara Municipal de Guimarães (CMG)
ProChild CoLAB
Entidades Responsáveis pela Supervisão Científica
Centro de Investigação em Psicologiada UMinho (CIPsi-UMinho)
Escola de Psicologia da Universidade do Minho (EPsi-UMinho)
Investigação em Design, Media e Cultura (ID+ DECA-UA)
Outras Entidades Parceiras
Cooperativas municipais da CMG: Oficina, Tempo Livre
Coordenação
Inês Guedes de Oliveira (ID+ DECA-UA)
Teresa Freire (EPsi-UMinho, CIPsi-UMinho)
Equipa
Alexandra Ribeiro (até 08/2024, ProChild CoLAB)
Gabriela Bento (ProChild CoLAB)
Gabriela Trevisan (ProChild CoLAB)
Helena Grangeia (ProChild CoLAB)
Mariana Carvalho (até 06/2024, ProChild CoLAB)
Marlene Sousa (ProChild CoLAB)
As filiações apresentadas são aquelas designadas à altura da colaboração.
- Tecnologias Digitais
- Desenvolvimento e Educação
- Participação Social
- Proteção
- Saúde e Bem-Estar
Concluído
Este projeto pretendeu conceptualizar, desenvolver e adaptar o brinquedo Moving Kids® à cidade de Guimarães para licenciamento à Science4you, para fins de produção e embalamento. Um brinquedo dirigido a todas as crianças do 4.º ano no ensino escolar público do Município de Guimarães, no ano letivo de 2021/2022, com o objetivo de:
• Promover a imaginação e criatividade das crianças;
• Fomentar o pensar/projetar e a capacidade de concretizar ideias;
• Promover competências de análise do espaço;
• Escutar a voz da criança e valorizar o seu olhar;
• Estimular a construção e manipulação de diferentes materiais;
• Estimular a capacidade de resolução de problemas.
- Inínio: 01-03-2021
- Fim: 30-04-2022
Entidades Financiadoras
Science4You, S.A. (S4Y)
Entidades Promotoras
Science4You, S.A. (S4Y)
ProChild CoLAB
Entidades Responsáveis pela Supervisão Científica
Centro de Investigação em Psicologia da UMinho (CIPsi-UMinho)
Escola de Psicologia da Universidade do Minho (EPsi-UMinho)
Investigação em Design, Media e Cultura (ID+ DECA-UA)
Outras Entidades Parceiras
Câmara Municipal de Guimarães (CMG)
Paleta de Letras
Coordenação
Inês Guedes de Oliveira (ID+ DECA-UA)
Teresa Freire (EPsi-UMinho, CIPsi-UMinho)
Equipa
Alexandra Ribeiro (até 08/2024, ProChild CoLAB)
Alice Martins (Science4you)
Ana Catarina Rodrigues (Science4you)
Ana Justino (ProChild CoLAB)
Eduardo Brito (Science4you)
Gabriela Bento (ProChild CoLAB)
Gabriela Trevisan (ProChild CoLAB)
Inês Martins (Science4you)
Joana Lemos (Science4you)
Marco Rebelo (Science4you)
Mariana Carvalho (até 06/2024, ProChild CoLAB)
Pedro Seromenho (Paleta de Letras)
As filiações apresentadas são aquelas designadas à altura da colaboração.
- Tecnologias Digitais
- Desenvolvimento e Educação
- Participação Social
Em curso
Este projeto pretende:
- Implementar modelos de educação não formal na promoção de competências sociais e pessoais das crianças, através da expressão plástica e da relação com o espaço;
- Refletir sobre diferentes formas de conceção e organização da escola;
- Promover competências pessoais e emocionais nas crianças;
- Promover a voz ativa e atuante da criança no espaço escolar, valorizando-se a sua perspetiva e capacidade de decidir sobre temáticas relevantes e significativas para ela;
- Promover um ambiente participativo na escola, envolvendo crianças, profissionais, famílias, entre outros;
- Reconhecer a Escola como espaço físico e relacional;
- Projetar o espaço da escola na perspetiva do bem-estar da criança.
- Início: 01-10-2020 (em curso)
Entidades Financiadoras
Câmara Municipal de Guimarães (CMG)
ProChild CoLAB
Entidades Promotoras
Câmara Municipal de Guimarães (CMG)
ProChild CoLAB
Entidades Responsáveis pela Supervisão Científica
Centro de Investigação em Psicologiada UMinho (CIPsi-UMinho)
Escola de Psicologia da Universidade do Minho (EPsi-UMinho)
Investigação em Design, Media e Cultura (ID+ DECA-UA)
Outras Entidades Parceiras
Agrupamento de Escolas de Pevidém
Ensino Básico (EB)1 Gondar, EB1 Eirinha, EB1 Barreiro
Fraterna
Coordenação
Inês Guedes de Oliveira (ID+ DECA-UA)
Teresa Freire (até 12/2023, EPsi-UMinho, CIPsi-UMinho)
Equipa
Alexandra Ribeiro (até 08/2024, ProChild CoLAB)
Ana Martins (até 06/2022, Fraterna)
Gabriela Bento (até 09/2023, ProChild CoLAB)
Gabriela Trevisan (ProChild CoLAB)
Mariana Carvalho (até 06/2024, ProChild CoLAB)
Rita Magalhães (Fraterna)
As filiações apresentadas são aquelas designadas à altura da colaboração.
- Tecnologias Digitais
- Desenvolvimento e Educação
- Participação Social
Em curso
Este projeto pretende:
- Refletir sobre diferentes formas de pensar a escola com docentes;
- Promover competências e conhecimentos dos docentes sobre a promoção do bem-estar e competências pessoais e emocionais das crianças, a partir da valorização da Educação não formal, do brincar e da relação e interação entre pares;
- Apoiar os docentes no desenvolvimento de iniciativas que promovam o bem-estar e competências pessoais e emocionais nas crianças;
- Promover intervenções na escola (recreio), através da modificação/criação de rotinas e de estruturas para brincar, que valorizem o espaço da criança e permitam interações positivas entre adultos e crianças;
- Promover a voz ativa e atuante da criança no espaço escolar, valorizando-se a sua perspetiva e capacidade de decidir sobre temáticas relevantes e significativas para ela;
- Promover um ambiente participativo na escola, envolvendo crianças, profissionais, famílias, entre outros.
- Início: 02-01-2022 (em curso)
Entidades Financiadoras
Câmara Municipal de Guimarães (CMG)
ProChild CoLAB
Entidades Promotoras
Câmara Municipal de Guimarães (CMG)
ProChild CoLAB
Entidades Responsáveis pela Supervisão Científica
Centro de Investigação em Psicologiada UMinho (CIPsi-UMinho)
Escola de Psicologia da Universidade do Minho (EPsi-UMinho)
Investigação em Design, Media e Cultura (ID+ DECA-UA)
Outras Entidades Parceiras
Centro de Formação Francisco de Holanda (CFFH)
Escola de Ensino Básico (EB)1 Gondar, EB1 São Cristóvão, EB1 Nossa Senhora da Conceição
Fraterna (Porta 7)
Coordenação
Inês Guedes de Oliveira (ID+ DECA-UA)
Teresa Freire (até 12/2023, EPsi-UMinho, CIPsi-UMinho)
Equipa
Alexandra Ribeiro (até 08/2024, ProChild CoLAB)
Gabriela Bento (até 09/2023, ProChild CoLAB)
Gabriela Trevisan (ProChild CoLAB)
Mariana Carvalho (até 06/2024, ProChild CoLAB)
Marlene Sousa (ProChild CoLAB)
As filiações apresentadas são aquelas designadas à altura da colaboração.
- Academia ProChild
- Tecnologias Digitais
- Participação Social
- Saúde e Bem-Estar
Concluído
O programa Me2You (Tutoria por Pares) surge como uma intervenção inovadora que visa favorecer o desenvolvimento socioemocional e, consequentemente, o sucesso escolar das crianças, através de interações positivas num ambiente informal de aprendizagem entre pares.
Este programa procurou analisar as diferenças nas medidas da Qualidade de Vida Relacionada com a Saúde (QVRS), competências socioemocionais e desempenho académico, tanto nas crianças em geral como entre os grupos de tutores/as e tutorandos/as, antes e após a implementação do programa. A amostra foi composta por 47 crianças do Ensino Básico (1º Ciclo), envolvendo avaliações de três grupos de informantes: crianças, pais e professores/as. Os resultados, em geral, indicam mudanças positivas em algumas medidas da QVRS, das competências socioemocionais e do desempenho académico
- Início: 01-09-2022
- Fim: 30-09-2023
Entidades Promotoras
Centro de Investigação em Psicologiada UMinho (CIPsi-UMinho)
Escola de Psicolgia da Universidade do Minho (EPsi-Uminho)
ProChild CoLAB
Entidades Responsáveis pela Supervisão Científica
Centro de Investigação em Psicologia da UMinho (CIPsi-UMinho)
Escola de Psicologia da Universidade do Minho (EPsi-UMinho)
Outras Entidades Parceiras
Agrupamento de Escolas de Pevidém, EB1 Gondar, EB1 Eirinha (Guimarães)
Coordenação
Teresa Freire (Epsi-UMinho, CIPsi-UMinho)
Equipa
Odete Noronha (EPsi-UMinho)
As filiações apresentadas são aquelas designadas à altura da colaboração.