Margarida Fialho

psicóloga na área do desenvolvimento e educação

Com mestrado em Psicologia Educacional, no Ispa, Margarida Fialho é atualmente aluna de doutoramento em Psicologia no Iscte-IUL. O seu projeto de doutoramento é centrado no desenvolvimento social e emocional das crianças (competências sociais, aceitação social e regulação emocional) no contexto familiar e no contexto de jardim de infância (financiamento FCT).

Integrou projetos de investigação em instituições universitárias, em colaboração com a Direção Geral de Educação, enquanto doutoranda e, mais recentemente, com entidades da comunidade (The Inventors, através das Academias Gulbenkian do Conhecimento), onde teve oportunidade de contactar com a investigação e com a prática profissional, particularmente, em contextos de educação de infância. Teve, ainda, a oportunidade de colaborar no projeto Erasmus+ PARTICIPA, que visa a criação de ferramentas de desenvolvimento profissional para promoção de conhecimento e de atitudes positivas face à participação das crianças e de integrar a equipa do projeto Erasmus+ BECERID, responsável pela criação do blogue nacional PrimeirosAnos.pt, que tem como principal objetivo a criação de pontes entre a investigação e a prática em educação de infância, com particular foco nas temáticas da qualidade, da inclusão e da diversidade. Em simultâneo, teve experiências de formação de agentes educativos, organização de eventos científicos, consultoria e avaliação e monitorização de um programa de intervenção.

o que queria ser quando fosse grande

Professora. À medida que fui crescendo, o sonho de pequena ficou esquecido. Contudo, a área da Educação manteve-se muito presente e acabei por me formar em Psicologia, área Educacional.

tempos livres

Chefe de um agrupamento de escuteiros (CNE). Viajar, o que se tem revelado um desafio com filhas pequenas, mas persistimos. Experimentar restaurantes vegetarianos, para poder replicar as receitas na minha cozinha. Estar à mesa, em que o alimento passa a ser a conversa.