Rastreio de Saúde Mental e Bem-Estar Infantil no Município de Cascais
Colocar as crianças no centro com famílias mais felizes e numa sociedade mais justa é a principal missão de todos/as nós!
A Câmara Municipal de Cascais e o ProChild CoLAB, em conjunto com várias entidades parceiras do Município, disponibilizam um rastreio online que permite despistar eventuais problemas de saúde mental e bem-estar de crianças com 7 anos de idade que frequentam a escola na Freguesia de Alcabideche, em Cascais. Para as crianças que necessitem, será disponibilizada uma avaliação e intervenção psicológica especializada, individualizada e gratuita.
Este rastreio tem como objetivo identificar as crianças que, na presença de problemas de saúde mental e bem-estar, possam necessitar da intervenção psicológica proposta. Os efeitos da intervenção psicológica traduzem-se na redução de problemas ou perturbação psicológica da criança, mas também no aumento do bem-estar e saúde mental da criança e respetiva família.
Qual é para si o maior benefício que retirou da sua participação no Programa?
Foi ver a evolução do nosso filho e agora senti-lo mais feliz.
Ficava sempre nervoso e preocupado, sentia-me mal, doía-me a barriga… agora aproveito o tempo para brincar, consigo concentrar-me melhor, fico mais calmo, consigo resolver confusões que acontecem com os meus amigos e brincar.
Testemunho de PL (10 anos) participante no projeto “Promoção da saúde mental e bem-estar das crianças em famílias em Guimarães”
No Município de Guimarães, onde o mesmo rastreio está a ser implementado desde 2021, foram já avaliadas 1641 crianças através do rastreio online, tendo sido realizada intervenção psicológica em 111 destas crianças. Em 2024, desde fevereiro, foram rastreadas 340 crianças, sendo que cerca de 33% apresentou sinais indicativos de problemas de saúde mental e bem-estar.
Estes são resultados do Município de Guimarães, recolhidos entre fevereiro de 2021 e abril de 2024.
Convidamos todas/os mães/pais (ou outros titulares das responsabilidades parentais) a participar neste rastreio gratuito!
Participação no rastreio
Para participar é necessário ser mãe/pai (ou outro/a o/a titular das responsabilidades parentais) de criança(s) com 7 anos de idade que frequentam a escola na Freguesia de Alcabideche, em Cascais.
Para perceber como participar, consulte os passos e respetivas imagens abaixo.
PASSO 2
1. Efetuar o registo e preencher os campos solicitados com os dados que deverá utilizar posteriormente para iniciar a sua sessão:
- Indique o seu email;
- Crie uma palavra-passe;
- Confirme a sua palavra-passe;
- Indique a idade da criança que será alvo do rastreio;
- Indique se a criança frequenta a escola na Freguesia de Alcabideche.
2. Clicar em “Registar”.
PASSOS 3 E 4
- Efetuar o login com o e-mail e palavra-passe definida no passo anterior.
- Clicar em “Iniciar sessão”.
Entidades promotoras
Financiamento
Aprovação pela Comissão de Ética:
Parecer nº 106/2020 emitido pela Comissão de Ética para as Ciências Sociais e Humanas (CEICSH) da Universidade do Minho
Prémio Agir REN 21
Financiamento através da iniciativa Growing Minds da Fundação Calouste Gulbenkian em 2023