Duração: 44 minutos Data: 14/07/2021
Este podcast é o sexto do ciclo de podcasts ProChild 2021 – “E as crianças?” e coloca aos/à convidados/a o desafio de refletirem sobre a questão: Quais os impactos dos confinamentos na vivência dos espaços públicos das crianças e como minimizá-los?
Coordenação: Academia ProChild (Gabriela Trevisan e Mariana Carvalho)
Design e divulgação: Alexandra Ribeiro
Pós-produção áudio: Henrique Lopes
Música: Noiserv
Apresentação: Patrícia Malafaya
Criança: Henrique Malafaya Oliveira
José Carlos MotaProfessor Auxiliar do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e Territoriais da Universidade de Aveiro e investigador do GOVCOPP
Foi o Diretor do Mestrado em Planeamento Urbano e Regional (2016-2020).
Tem estado envolvido em vários projetos de investigação nacionais e internacionais sobre planeamento participativo de base territorial.
Tem vindo a dinamizar várias iniciativas cívicas em prol das cidades e da cidadania – Vamos recuperar o património esquecido (2020), Futuros alternativos (2020), Vizinhos de Aveiro (2020), ABC da Rua (2019-2020).
Tem estado envolvido em vários projetos de investigação nacionais e internacionais sobre planeamento participativo de base territorial.
Tem vindo a dinamizar várias iniciativas cívicas em prol das cidades e da cidadania – Vamos recuperar o património esquecido (2020), Futuros alternativos (2020), Vizinhos de Aveiro (2020), ABC da Rua (2019-2020).
Carlos A. RibeiroDoutor em Ciências Biomédicas pela Universidade do Porto, Mestre em Genética Molecular e Licenciado em Biologia Aplicada pela Universidade do Minho
É autor, coautor e editor de Livros com foco na promoção da biodiversidade e do património natural desenvolvidos no âmbito da equipa que coordena.
Foi o responsável e redator do Indicador Natureza & Biodiversidade da candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia em 2017 e, atualmente, é um dos responsáveis pela de área trabalho Natureza & Biodiversidade, Recursos Hídricos e Turismo Sustentável da Estrutura de Missão para o Desenvolvimento Sustentável que dá corpo ao Ecossistema Guimarães 2030.
Assumiu o cargo de Diretor Executivo do Laboratório da Paisagem em 2015, onde exerce funções de gestão da instituição e coordenação da equipa nas áreas de trabalho dos Recursos Hídricos, Natureza & Biodiversidade, Economia Circular e Paisagem e Território e também uma equipa de Educação Ambiental que desenvolve atividades diversas na área da Educação e Sensibilização Ambiental.
Foi o responsável e redator do Indicador Natureza & Biodiversidade da candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia em 2017 e, atualmente, é um dos responsáveis pela de área trabalho Natureza & Biodiversidade, Recursos Hídricos e Turismo Sustentável da Estrutura de Missão para o Desenvolvimento Sustentável que dá corpo ao Ecossistema Guimarães 2030.
Assumiu o cargo de Diretor Executivo do Laboratório da Paisagem em 2015, onde exerce funções de gestão da instituição e coordenação da equipa nas áreas de trabalho dos Recursos Hídricos, Natureza & Biodiversidade, Economia Circular e Paisagem e Território e também uma equipa de Educação Ambiental que desenvolve atividades diversas na área da Educação e Sensibilização Ambiental.
Sílvia Berény Teixeira Lopes licenciada em Educação de Infância e Mestre em Ciências da Educação. Especialista em Arte e educação na primeira infância
Fundadora da Creche e Jardim de Infância e 1º Ciclo OSMOPE – Organização Social do Movimento das Pontes Educativas / Porto – onde exerce o cargo de Presidente da Direção tem vindo a desenvolver vários projetos com instituições Culturais, Artísticas e Cientificas desta cidade.
No âmbito da Investigação na área da Educação , tem colaborado com a Universidade do Porto e Escola Superior de Educação Paula Frassinetti sendo membro do OFEI.
Autora do livro “Retratos da Arte na Educação” e várias publicações sobre Educação cidade e cultura.
Coordenadora entre outros do Projeto internacional Bridging em colaboração com a Universidade do Porto, Finlândia, Polónia e Bélgica.
No âmbito da Investigação na área da Educação , tem colaborado com a Universidade do Porto e Escola Superior de Educação Paula Frassinetti sendo membro do OFEI.
Autora do livro “Retratos da Arte na Educação” e várias publicações sobre Educação cidade e cultura.
Coordenadora entre outros do Projeto internacional Bridging em colaboração com a Universidade do Porto, Finlândia, Polónia e Bélgica.