No âmbito do trabalho preparatório para o 1.º Encontro Internacional do ProChild CoLAB, as crianças das escolas do primeiro ciclo e do espaço da Porta 7, em Guimarães, verbalizaram, na sua voz e linguagem próprias, o que representa o Pacto para a Infância e a importância que atribuem aos diferentes pilares.
Olá!
Descobrimos que existia um texto sobre a importância de defender os direitos das crianças! Este texto chama-se “Pacto para a Infância” e foi escrito pelo ProChild CoLAB, uma associação que se dedica à promoção dos nossos direitos e do nosso bem-estar.
Mas agora devem estar a pensar o que é um pacto? Para que é que serve? Um pacto é um acordo entre pessoas. Neste caso, temos um conjunto de pessoas que está a tentar chamar a atenção para a importância de proteger os direitos de todas as crianças.
Por isso, juntámo-nos para desenvolver histórias na nossa própria voz sobre os quatro pilares do pacto!
A história da Catelyn
Uma menina que veio de um país em guerra e tem dificuldades a adaptar-se ao seu novo país. Aqui trabalhámos o pilar 1 relativo à “Promoção da inclusão social e da luta contra a pobreza infantil”.
A Infância do Gabriel
O Gabriel é um menino que sofria de violência em casa e ultrapassa o problema com a ajuda de toda a comunidade da Escola. Uma história sobre a “Prevenção e proteção contra todas as formas de discriminação e violência contra a criança”.
A opinião das crianças
Esta história reflete sobre a importância de ouvir as crianças em relação aos assuntos que são importantes para elas e responde ao pilar 3 que procura “Promover a participação da criança na promoção dos seus direitos”.
Rádio Direitos das Crianças
Esta história mostra como os alunos construíram uma rádio para discutirem a importância de se coordenarem políticas e esforços para uma maior eficácia nas decisões no âmbito da infância.