27 de novembro de 2023 | Fundação Calouste Gulbenkian

Oradores

Notas biográficas

Adelina Pinto

Vice-Presidente da Câmara Municipal de Guimarães e Membro da Direção do ProChild CoLAB

Adelina Paula Pinto, exerce funções no executivo da Câmara Municipal de Guimarães desde 2013.

Licenciada em História pela Universidade do Porto foi docente do grupo 200, pertencendo ao quadro de escola do Agrupamento de Escolas Virgínia Moura.

Possui uma Pós-graduação em Desenvolvimento Curricular pela Universidade do Minho e ainda uma Pós-graduação em Valorização Técnica para a Administração Escolar, pela Universidade Católica.

De 1995 a 2005 foi diretora no Agrupamento de Escolas Arqueólogo Mário Cardoso. No período decorrente, entre 2005 e 2010, assumiu o papel de Consultora de Formação do Centro de Formação Francisco de Holanda e, de 2009 a 2013, foi Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares.

Integrou o Executivo da Câmara Municipal de Guimarães em 2013, tendo assumido então os pelouros da Educação, Recursos Humanos, Biblioteca e Arquivo Municipal. É membro do Conselho Municipal de Educação e do Conselho Intermunicipal da Educação da Comunidade Intermunicipal do Ave, onde coordenou a estrutura do Plano Intermunicipal de Educação, entre 2013 e 2017.

No segundo mandato abarcou a Vice-Presidência, e decorrente da reformulação de pelouros, assumiu responsabilidades nas áreas da Educação, Cultura, Juventude, Orçamento Participativo, Biblioteca e Arquivos Municipal e ainda as Relações Internacionais.

Desde 2017, ocupa ainda o lugar de Presidente da Direção da Cooperativa “A Oficina, Centro de Artes e Mesteres” e de Presidente da Direção do Centro Ciência Viva de Guimarães. Além disso, é membro da Direção do ProChild CoLAB desde 2019.

Álvaro Laborinho Lúcio

Juiz Conselheiro Jubilado do Supremo Tribunal de Justiça, Escritor, Professor e Membro do Conselho Superior do ProChild CoLAB

Álvaro Laborinho Lúcio, magistrado de carreira, é atualmente Juiz Jubilado do Supremo Tribunal de Justiça. Exerceu cargos de destaque, como Diretor do Centro de Estudos Judiciários, Secretário de Estado da Administração Judiciária, Ministro da Justiça e Deputado à Assembleia da República, entre 1980 e 1996. Também ocupou o cargo de Ministro da República para a Região Autónoma dos Açores de 2003 a 2006.

Para além da sua atuação no âmbito jurídico, Álvaro Laborinho Lúcio tem uma intensa atividade cívica, sendo membro dirigente de associações como a APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima) e a CRESCER-SER, das quais é sócio fundador. É autor de diversos artigos e palestras, além de ter publicado vários livros notáveis.

Em reconhecimento aos seus méritos, Álvaro Laborinho Lúcio recebeu a Medalha de Reconhecimento do Conselho Regional do Porto da Ordem dos Advogados em 2016, e a medalha de mérito da Associação Pró-Inclusão em 2017. Em fevereiro de 2019, recebeu o título de Doutor Honoris Causa em Ciências da Educação pela Universidade do Minho.

Foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem de D. Raimundo de Peñaforte pelo Rei de Espanha, em virtude da sua atuação como Ministro da Justiça no âmbito da União Europeia, e com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo pelo Presidente da República Portuguesa, devido à sua ação como Ministro da República.

Entre os anos de 2013 a 2017, exerceu a função de Presidente do Conselho Geral da Universidade do Minho. É também Membro Eleito da Academia Internacional da Cultura Portuguesa e membro do Conselho Superior do ProChild CoLAB.

Ásmundur Einar Daðason

Ministro da Educação e Criança da Islândia

Ásmundur Einar Daðason é deputado do Parlamento da Islândia desde 2009. Durante a sua carreira parlamentar, foi membro de várias Comissões, como a Comissão de Orçamento, de Relações Exteriores, de Ambiente e Comunicações, de Pescas e Agricultura, de Transporte e Comunicação, de Serviços Sociais e Segurança Social, de Educação e de Assuntos Gerais.

Foi Vice-Presidente do grupo parlamentar do Partido Progressista em 2016, tendo assumido a pasta de Presidente deste Grupo no mandato entre 2015 e 2016. Em 2017, foi nomeado para Ministro dos Assuntos Sociais e da Igualdade.

Em 2019, a igualdade de género passou para a tutela do Primeiro-Ministro e, para melhor representar a ênfase do seu trabalho, Ásmundur Einar Daðason foi nomeado Ministro dos Assuntos Sociais e das Crianças.

Depois das eleições de 2021, assumiu o cargo de Ministro da Educação e Criança da Islândia, o primeiro deste país a assumir esta nova pasta e viu

Os serviços prestados às crianças são o principal foco do seu trabalho. Tem vindo a trabalhar na implementação de mudanças no sistema de grande escala, esforços que culminaram na aprovação pelo Parlamento Islandês da Lei de Integração de Serviços em prol do Bem-Estar das Crianças que entrou em vigor em 2022.

Beatriz Imperatori

Diretora Executiva da UNICEF Portugal e Presidente do Conselho Superior do ProChild CoLAB

Beatriz Imperatori é licenciada em Economia pela Universidade Católica Portuguesa, tendo concluído o curso em 1996. Possui ainda um AMP – Advanced Management Program – pela Harvard Business School, obtido em 2014. A sua carreira é diversificada, com experiência nas áreas de economia, concorrência & regulação e na área social.

Entre 1996 e 1998, desempenhou funções na área financeira da empresa COFACO – Comercial e Fabril de Conservas, assim como na empresa Moulinex- Portugal. Posteriormente, assumiu o cargo de Adjunta da Direção da Centromarca, Associação Portuguesa de Empresas de Marca, de 1998 a 2008. Durante esse período, foi também Vogal da Direção e Vice-Presidente do Conselho Geral da Confederação Empresarial de Portugal. Em 2008, foi nomeada Diretora-Geral da Centromarca, Associação Portuguesa de Empresas de Marcas.

De outubro de 2012 a agosto de 2017, integrou o Conselho Diretivo do IGFSS – Instituto de Segurança Social, onde teve a responsabilidade direta pela gestão dos ativos imobiliários, incluindo património de habitação social e património de renda livre.

Desde setembro de 2017, ocupa o cargo de Diretora Executiva do Comité Nacional Português da UNICEF. Nessa função, tem colaborado com diversas entidades, contribuindo para o desenvolvimento de políticas e programas que visam melhorar a qualidade de vida das crianças em Portugal e para a mobilização de recursos para a prossecução da missão da UNICEF no mundo.

Atualmente, é ainda Presidente do Conselho Superior do ProChild CoLAB.

Bo Viktor Nylund

Diretor do Centro de Investigação da UNICEF – Innocenti

Com um Mestrado em Direito pela Universidade de Columbia e um Doutoramento pelo Instituto de Estudos Internacionais de Genebra, Bo Viktor Nylund tem dedicado o seu trabalho às crianças e famílias mais vulneráveis de todo o mundo, desde 1994.

Atualmente, desempenha a função de Diretor do Centro de Investigação da UNICEF – Innocenti, localizado em Florença, onde lidera uma equipa diversificada responsável por abordar as questões mais prementes para a promoção do bem-estar e dos direitos das crianças. Através de atividades de investigação e previsão, o Centro UNICEF Innocenti instiga mudanças em prol das crianças, incentiva o diálogo global e promove a participação ativa de crianças e jovens.

Até outubro de 2022, Bo Viktor foi representante da UNICEF na Síria. Neste cargo, prestou apoio a quase a 12 milhões de pessoas carenciadas, e utilizou a defesa dos direitos das crianças, como ferramenta para criar oportunidades sem precedentes junto do Governo e atores não estatais.

Desde que se juntou à UNICEF, Bo Viktor trabalhou em diversas cidades, como Bangkok, Bujumbura, Colombo, Damasco, Genebra, Cartum, Nairobi e Nova Iorque, centrando a sua ação nos direitos e na proteção das crianças, na responsabilidade social corporativa, bem como na política e no planeamento humanitário. Anteriormente à sua ligação à UNICEF, exerceu funções de oficial de proteção no Alto-comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

Carme Tello Cassany

Presidente da Asociación Catalana para la infancia Maltratada e da Federación de Asociaciones para la Prevención del Maltrato Infantil

Carme Tello Cassany é doutorada em psicologia, com uma especialização em psicologia clínica e com um trabalho fundamental no apoio a crianças vulneráveis.

É Professora Associada na Faculdade de Medicina da Universidade de Lleida, desempenhando ainda um importante papel como Presidente da Associació Catalana per la Infància Maltractada (Associação Catalã para Crianças Abusadas – ACIM) e da Federación de Asociaciones para la Prevención del Maltrato Infantil (Federação de Associações para a Prevenção do Maltrato Infantil – FAPMI).

Gabriela Trevisan

Investigadora do ProChild CoLAB

Gabriela Trevisan é, desde 2019, investigadora no ProChild CoLAB, onde desempenha funções de coordenadora do Eixo da Participação Social.

Doutorada em Estudos da Criança, com especialidade em Sociologia da Infância, pela Universidade do Minho, é mestre em Sociologia da Infância e licenciada em Sociologia das Organizações pela mesma instituição.

Entre 1998 e 2021 foi animadora sociocultural na Fundação para o Desenvolvimento do Vale de Campanhã, onde desenvolveu projetos de intervenção com crianças e jovens e mães, em contexto de pobreza e vulnerabilidade social.

Fez uma pós-graduação em Ciências da Educação, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, onde trabalhou com jovens do Ginasiano numa pesquisa sobre expressão artística e intervenção comunitária.

De 2001 a 2019 foi Professora Adjunta da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti – licenciatura em Educação Social e Mestrado em Intervenção Comunitária, e lecionou unidades curriculares nos cursos de formação de professores.

É co-coordenadora da Secção Temática de Sociologia da Infância da Associação Portuguesa de Sociologia e membro do Research Network 04 da European Sociological Association.

Tem colaborado com diferentes revistas científicas enquanto revisora. É formadora certificada pelo IEFP e acreditada enquanto formadora pelo CTCFP de Braga, para formação de professores e educadores de infância.

Os interesses de investigação e intervenção focam-se na sociologia da infância, cidadania infantil e ação política das crianças, pobreza infantil e políticas públicas e crianças/território/cidades.

George Moschos

Antigo Provedor dos Direitos da Criança da Grécia, membro fundador da Iniciativa para o Artigo 12 da CRC e Diretor e Coordenador do Programa de Engajamento Juvenil da Iniciativa de Saúde Mental de Crianças e Adolescentes George Moschos , licenciado em Direito em Atenas e detentor de um mestrado em criminologia obtido em Londres, complementou a sua especialização através de seminários sobre autoconhecimento e educação de adultos, bom como pela organização de clubes de juventude e teatro infantil.

O seu percurso profissional tem sido dedicado à orientação, animação e assistência de crianças e adolescentes em risco de exclusão social, defendendo os direitos da criança e capacitando profissionais e voluntários, nas suas áreas de especialização.

Em 2003, George Moschos foi nomeado como o primeiro Provedor de Justiça das Crianças na Grécia (Provedor Adjunto dos Direitos da Criança), cargo que desempenhou até janeiro de 2018. Nesta função, visitou inúmeras escolas e instituições, interagindo com milhares de crianças e profissionais, junto dos quais promoveu uma cidadania ativa, a auscultação e participação da criança em decisões e processos de relevância para a promoção dos seus direitos.

Foi ainda membro da Administração e Presidente da Rede Europeia de Provedores de Justiça das Crianças.  Como especialista em direitos das crianças, colaborou com o Conselho da Europa, assim como com muitas outras organizações e redes internacionais.

Adicionalmente, é membro fundador da Iniciativa para o Artigo 12 da Convenção sobre os Direitos da Criança (InArt.12), uma associação que tem como objetivo promover e divulgar o direito das crianças a expressarem livremente as suas opiniões. Para além de ser formador certificado pelo Centro Nacional de Administração Pública e pelo Governo Local, colabora com a Iniciativa de Saúde Mental de Crianças e Adolescentes desde junho de 2022, coordenando o projeto YES – Youth Engagement Scheme.

Helena Grangeia

Investigadora do ProChild CoLAB

Helena Grangeia é, desde 2019, investigadora no ProChild CoLAB, onde desempenha funções de coordenadora do eixo da Proteção da Criança contra a violência, exploração, abuso e negligência.

Psicóloga, com especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde e em Psicologia da Justiça reconhecidas pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, Helena Grangeia é Doutorada em Psicologia, na Especialidade de Psicologia da Justiça, pela Universidade do Minho.

É também docente no ensino superior, destacando a sua colaboração na Universidade da Maia e na Universidade do Minho.

Os seus principais domínios de atuação e interesses de investigação centram-se nas áreas da vitimologia crítica e violência interpessoal e a proteção dos direitos da criança na interface com a Justiça e no Sistema de Promoção e Proteção.

Isabel Soares

Presidente da Direção do ProChild CoLAB e Professora Catedrática da Escola de Psicologia da Universidade do Minho

Isabel Soares é professora catedrática da Escola de Psicologia da Universidade do Minho, tendo sido Presidente entre janeiro de 2013 e janeiro de 2016. Atualmente é membro do Conselho Geral da Universidade do Minho.

Fez o seu doutoramento em Psicologia na Universidade do Porto e ingressou na Universidade do Minho em 1993.

Como docente tem lecionado nas áreas da Psicologia do Desenvolvimento, Psicopatologia do Desenvolvimento, Vinculação e Psicologia Clínica.. É diretora do Mestrado em Psicologia Clínica na Infância e Adolescência da Escola de Psicologia da Universidade do Minho.

É Psicóloga Clínica e Psicoterapeuta e membro do Conselho Nacional de Psicólogos da OPP.

É Investigadora Responsável do Grupo de Investigação em Vinculação e Parentalidade, com projetos financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e Fundação Bial. A sua investigação tem estado centrada no impacto do risco psicossocial no desenvolvimento das crianças e, em particular, nos efeitos da disrupção e da privação de cuidados parentais. Tem mais de uma centena de publicações nacionais e internacionais.

Foi a Investigadora Responsável da candidatura do ProChild CoLAB à FCT, I.P. sendo atualmente Presidente da Direção.

Joana Marques Vidal

Procuradora Geral Adjunta Jubilada e Presidente do Conselho Geral da Universidade do Minho

É Procuradora Geral Adjunta Jubilada, sendo Magistrada do Ministério Público desde 1979, tendo atingido a Jubilação em janeiro de 2021. Desde 2021 desempenha também as funções de Presidente do Conselho Geral da Universidade do Minho.

Licenciada em Direito pela Universidade de Lisboa, frequentou o primeiro curso de Pós-Graduação de Proteção de Menores da Universidade de Coimbra, e o Curso de Pós-Graduação “Jornalismo Judiciário” da Universidade Lusófona de Lisboa.

Desempenhou funções de Diretora-Adjunta do Centro de Estudos Judiciários, foi Procuradora-Geral Adjunta e, em 2012, foi promovida a Procuradora-Geral da República. Entre 2018 e 2021 exerceu ainda funções, como representante do Procurador-Geral da República no Ministério Público do Tribunal Constitucional.

Foi vogal, como membro eleito pelos pares, do Conselho Superior do Ministério Público, exerceu funções de docente, na área de Família e Menores no Centro de Estudos Judiciários e participou em diversas comissões legislativas no âmbito do Direito da Família e dos Menores.

Entre 2007 e 2012, foi Presidente da Direção da APAV-Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) e até outubro de 2012 foi Vice-Presidente da Direção da Associação Portuguesa para o Direito dos Menores e da Família – Crescer Ser. Foi ainda membro da Direção e Presidente da Assembleia-Geral do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público

Em outubro de 2018, foi agraciada pelo Presidente da República Portuguesa com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo.

Jorge Cardona Lloréns

Professor de Direito Internacional Público na Universidade de Valência, Antigo Membro do Comité das Nações Unidas para os Direitos da Criança e Presidente do Comité Autónomo da UNICEF na Comunidade Valenciana

Professor de Direito Internacional Público na Universidade de Valência, Jorge Cardona Lloréns é também Professor convidado em várias universidades e institutos na Europa, América Latina e África. Doutor Honoris Causa da Universidade Jaume I de Castellón, recebeu a Cátedra Henri Rolin das Universidades do Reino da Bélgica e foi agraciado com o Prémio Extraordinário de Licenciatura e o Prémio Extraordinário de Doutoramento da Universidade de Valência.

Membro do Comité das Nações Unidas para os Direitos da Criança de 2011 a 2019, é atualmente o Presidente do Comité Autónomo da UNICEF Comunidad Valenciana.

Atuou como perito jurídico da Conferência dos Ministros da Justiça Ibero-Americanos e da Organização Ibero-Americana da Juventude em matéria de direitos humanos. E foi antigo membro da Comissão de Notáveis nomeada pela Corte Interamericana de Direitos Humanos.

Membro do Conselho Nacional de Deficiência de Espanha, do Comité de Apoio do CERMI para o acompanhamento da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência em Espanha, Administrador da Fundação Sud-Nord da Universidade de Valência, é também Diretor da Biblioteca Depositária das Nações Unidas de Valência (ONUBIB) e Diretor do Observatório dos Refugiados do Alto-comissariado das Nações Unidas para os Refugiados em Valência, e Assessora vários Estados nas suas áreas de especialidade.

Autor de mais de duzentas publicações sobre direito internacional nos domínios dos direitos humanos, dedica-se a trazer para o centro do debate, numa prespetiva internacional, os direitos das crianças e das pessoas com deficiência, o direito económico, da responsabilidade, das organizações, da manutenção da paz e da segurança.

Judite Peixoto

Investigadora do ProChild CoLAB

Judite Peixoto integrou o ProChild CoLAB em 2022, como investigadora no Eixo da Proteção da Criança contra a violência, exploração, abuso e negligência.

Psicóloga e membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, é Doutorada em Psicologia Aplicada pela Universidade do Minho, e desenvolveu, em coautoria, o Programa For2Parents – Intervenção psicológica para pais separados/divorciados em elevado conflito parental.

Do seu percurso académico e profissional, salienta-se o desempenho de funções enquanto perita forense, psicoterapeuta clínico-forense, formadora, consultora, supervisora técnico-científica e terapeuta-investigadora, nomeadamente nas áreas do divórcio e do conflito parental. Regista-se ainda a sua colaboração, enquanto bolseira de investigação, em projetos nas áreas da Violência Doméstica e do Tráfico de Seres Humanos.

Tem várias publicações, nacionais e internacionais, no domínio da Psicologia da Justiça e da Psicologia Forense.

Os seus principais interesses de intervenção e investigação são o conflito coparental pós-divórcio, a resistência a visitas, a justiça terapêutica, a psicoterapia integrativa e os modelos de investigação orientados para a prática.

Manuel Sarmento

Professor Associado com Agregação, aposentado, no Instituto de Educação da Universidade do Minho e Membro do Conselho Superior do ProChild CoLAB

Manuel Sarmento é Professor Associado com Agregação, aposentado, no Instituto de Educação da Universidade do Minho e uma das referências mais importantes da Sociologia da Infância, dedicando grande parte da sua pesquisa ao estudo das identidades e culturas infantis.

Possui um doutoramento em Estudos da Criança, com área de especialização em Estudos Sócio-educativos, e uma agregação em Sociologia da Infância. Ao longo da sua carreira, tem atuado como Professor Visitante em diversas universidades brasileiras e francesas.

Exerceu funções de diretor do Mestrado em Estudos da Criança, do Programa de Doutoramento em Estudos da Criança e do Departamento de Ciências Sociais da Educação da Universidade do Minho.

Entre 2005 e 2009, foi membro do Conselho Nacional da Educação de Portugal, contribuindo para a formulação de políticas educacionais do país.

É autor ou coautor de vinte livros e de mais de uma centena de artigos científicos, publicados em diversos idiomas, destacando-se como um prolífico contribuinte para o campo académico. Manuel Sarmento também exerce a função de diretor da revista Investigar em Educação, publicada pela Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.

As suas áreas de investigação mais recentes abrangem temas como infância e políticas públicas, a presença da criança na cidade, pobreza infantil, culturas infantis e interculturalidade, trabalho infantil, educação e estatuto social do aluno.

Foi membro da Direção do ProChild CoLAB entre 2019 e 2022 e faz, atualmente, parte do Conselho Superior desse mesmo Laboratório Colaborativo.

Marta Santos Pais

Membro da Comissão Internacional contra a Pena de Morte, Primeira Representante Especial do Secretário Geral das Nações Unidas sobre Violência contra a Criança e Membro do Conselho Superior do ProChild CoLAB

Marta Santos Pais é membro da Comissão Internacional contra a Pena de Morte e Comissária do Programa Nacional em torno da memória do Holocausto Nunca Esquecer.

Exerceu funções na UNICEF, como Diretora de Avaliação, Políticas e Planeamento, de 1997 a 2001, e como Diretora do Centro de Estudos Innocenti, entre 2001 a 2009.

Foi relatora do Comité das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança, Vice-Presidente da Comissão de Coordenação de Políticas da Infância do Conselho da Europa, membro da Comissão Portuguesa para a Promoção dos Direitos Humanos e a Igualdade e participou na redação da Convenção sobre os Direitos da Criança e os seus protocolos facultativos.

Entre 2009 e 2019, foi Representante Especial do Secretário-Geral da ONU sobre Violência contra a Criança e, entre 2019 e 2020, integrou a Comissão de Inquérito da ONU sobre Ataques contra Instalações Humanitárias na Síria e Anteriormente.

Licenciada em Direito pela Universidade Clássica de Lisboa e autora de inúmeras publicações sobre direitos da criança, é atualmente membro de diversas organizações internacionais sobre os direitos da criança, incluindo o African Child Policy Forum, a Arigatou International e a Joining Forces to Prevent Child Sexual Exploitation and Abuse. Em Portugal, é membro do Conselho Consultivo do Instituto de Apoio à Criança e do Conselho Superior do ProChild CoLAB.

Raquel Corval

Investigadora do ProChild CoLAB

Raquel Corval é, desde 2021, investigadora no ProChild CoLAB, onde desempenha funções de coordenadora do eixo do Desenvolvimento e Educação.

Licenciada em Psicologia na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, com uma Pré-especialização em Psicologia da Educação e do Desenvolvimento, é detentora de um Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade de Swansea. Em 2022 concluiu o seu Doutoramento em Psicologia Aplicada pela Escola de Psicologia da Universidade do Minho, com um projeto de tese focado no impacto da genética e da qualidade dos cuidados no desenvolvimento de perturbações da vinculação, com crianças institucionalizadas em idade pré-escolar.

Trabalhou durante alguns anos no Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC), onde foi docente de várias cadeiras ligadas à licenciatura em Educação de Infância e aos Mestrados de Intervenção Precoce na Infância e Necessidades Educativas Especiais. Paralelamente, desenvolveu a sua prática clínica no Gabinete de Apoio ao Desenvolvimento Infantil e à família (GADIF), uma resposta do ISEC dirigida à comunidade no âmbito das boas práticas em Intervenção Precoce na Infância.

É também psicóloga, membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, com especialização em Psicologia da Educação e Especialidade avançada em Intervenção Precoce.

Rosário Farmhouse

Presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens

Rosário Farmhouse é Presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção de Crianças e Jovens (CNPDPCJ) desde novembro de 2017.

Licenciada em Antropologia, com especialização em Antropologia Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Política da Universidade de Lisboa, entre 1996 e 2008 trabalhou no Serviço Jesuíta aos Refugiados de Portugal, tendo assumido as funções de Diretora entre 2003 e 2008, tendo publicado o livro “Começar de Novo – passo a passo com refugiados e deslocados”, em 2002.

Entre 2008 e 2014, foi Alta Comissária para a Imigração e Diálogo Intercultural e responsável pelo Gabinete de Formação Humana do Colégio S. João de Brito, em Lisboa, entre 2014 e 2017.

Foi eleita Presidente da Assembleia Municipal de Lisboa em 2021 e, no âmbito das suas funções na CNPDPCJ é, desde 2020, a representante de Portugal no Comité dos Direitos da Criança do Conselho da Europa, tendo sido eleita para o cargo de Presidente em 2022.

O seu trabalho tem vindo a ser reconhecido publicamente com vários prémios e condecorações, quer a nível nacional, quer a nível internacional.

Sandra Araújo

Coordenadora da Estratégia Nacional Contra a Pobreza

Sandra Araújo foi designada, em novembro de 2022, Coordenadora da Estratégia Nacional Contra a Pobreza~, cargo que exerce atualmente.

Licenciada em Serviço Social pelo Instituto de Serviço Social do Porto, e detentora de uma Pós-Graduação em Gestão de Organizações Sem Fins Lucrativos pela Universidade Católica, Sandra Araújo iniciou a sua carreira técnica como Assistente Social, em 1992, no Projeto de Luta Contra a Pobreza, no Centro Histórico de Gaia.

Em 1994 ingressou na Rede Europeia Anti Pobreza (EAPN Portugal), e integrou o Projeto GIIF (Iniciativa Comunitária Horizon), onde funções nas áreas da informação e formação. Em 2006 foi promovida a Diretora Executiva da EAPN, com desenvolvimento de atividades no âmbito do combate à pobreza e às desigualdades sociais, à análise e leitura política das medidas e programas nacionais e europeus, à coordenação e gestão de projetos de dimensão nacional e internacional e à gestão de recursos humanos. Coordenou a atividade dos Observatórios da EAPN Portugal e Representou a EAPN Portugal no Comité Executivo da EAPN Europa.

Foi subdiretora da Revista Focussocial, revista especializada de Economia Social, integrou o Editorial Board do Public Policy Portuguese Journal da Rede Portuguesa de Investigação em Políticas Públicas, da Universidade de Évora e foi membro do Conselho Superior do ProChild CoLAB.

Sónia Almeida

Coordenadora Nacional da Garantia para a Infância

Sónia Almeida é Coordenadora Nacional da Garantia para a Infância desde outubro de 2021.

Durante mais de dez anos trabalhou na área da saúde em contexto hospitalar no Departamento de Pediatria do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte.

Em 2017, foi designada Chefe de equipa do Projeto de Qualificação da Assessoria Técnica aos Tribunais e das Respostas Sociais de Acolhimento Residencial de crianças e jovens, do Centro Distrital de Lisboa da Segurança Social.

Entre 2018 e 2021, foi adjunta dos Gabinetes da Secretaria de Estado da Segurança Social e da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

É membro da Comissão de Análise Integrada da Delinquência Juvenil e da Criminalidade Violenta e, mais recentemente coordenou o grupo de trabalho para promover a conceção e a aplicação generalizada de um modelo uniforme de avaliação do perigo e o aperfeiçoamento do sistema de promoção e proteção de crianças e jovens em perigo.

Assumindo as crianças como uma prioridade nacional, este evento pretende, acima de tudo, gerar compromissos para a adoção de medidas ativas de políticas públicas e ações concretas orientadas para a concretização da visão plasmada no Pacto para a Infância.

A entrada é gratuita e o período de inscrições decorre de 7 de setembro a 22 de novembro. Junte-se a nós!