Hermano Carmo
conselho de ética
Hermano Duarte d’Almeida e Carmo
Nascido em 1950, efetuou os estudos secundários no Colégio Militar e no Liceu Nacional de Salvador Correia de Sá em Luanda. Concluiu o Curso de Administração Ultramarina (1970), a Licenciatura em Ciências Sociais e Políticas (1974) e o Mestrado em Ciência Política (1985), no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa. Obteve o grau de Doutor em Ciências da Educação na especialidade de Organização de Sistemas de Formação (1995) e o título de Agregado em Política e Acção Social (2002), na Universidade Aberta.
Professor Catedrático Jubilado da Universidade de Lisboa (Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas – ISCSP), onde colaborou desde 1983 nas Licenciaturas em Serviço Social, Política Social e Administração Pública, nos Mestrados em Ciência Política, Sociologia, Sociologia das Organizações e do Trabalho, Família e Género, Sociedade Risco e Saúde, Gerontologia Social e Política Social e no Doutoramento em Ciências Sociais (especialidades de Serviço social e de Política Social), tendo lecionado as seguintes unidades curriculares: Serviço Social de Grupos, Serviço Social de Comunidades e Desenvolvimento Comunitário, Política Social Comparada, Funções Económicas e Sociais do Estado, Metodologia da Investigação, Teoria da Política Social, Problemas Sociais Contemporâneos, Temas Aprofundados de Política Social e, Temas Aprofundados de Serviço Social. Foi responsável pela dinamização da plataforma tecnológica como suporte de ensino e pelas Unidades de Coordenação Científica e Pedagógica de Serviço e Política Social e de Antropologia. Foi membro colaborador do Centro de Estudos de Administração e Políticas Públicas (CAPP), coordenador das Pós-Graduações em Gerontologia, e em Educação para a Paz (Cátedra UNESCO de Educação para a Paz Global – EGPS) e Membro da Comissão Científica do Senado da Universidade de Lisboa. Desde julho de 2020, tem colaborado como convidado, continuando a dar o seu apoio no ensino e na investigação.
Professor Catedrático Convidado da Universidade Aberta, onde foi Pró-Reitor, Vice-Presidente do Conselho científico, Presidente do Conselho pedagógico, Diretor de Departamento (D. de Ciências Sociais e Políticas e D. de Ciências Sociais e de Gestão) e Diretor do Mestrado em Relações Interculturais. Colaborou na licenciatura em Ciências Sociais nas UCs Intervenção Social com Grupos, Desenvolvimento Comunitário e Sociologia das Migrações em regime de EaD e online; nos Mestrados em Comunicação Educacional Multimedia, Relações Interculturais, Comunicação em Saúde, Administração e Gestão Educacional e Cidadania e Participação Ambiental lecionou as seguintes UCs, em regime presencial e online: Metodologia da Investigação, Seminário de Investigação, Políticas e Estratégias para a Cooperação, Organização e Gestão de Recursos Educativos e Metodologia da Intervenção Social. Desde julho de 2020, tem colaborado no programa de Doutoramento em Sustentabilidade Social e Desenvolvimento.
Desempenhou funções técnicas, docentes e de direção no Centro de Acção Social Universitário (CASU) em 3 bairros de barracas (1970-1974), Centro de Educação Especial de Lisboa (cidadãos com deficiência -1976-1983), Centro Regional de Segurança Social de Lisboa (exclusão social -1983-1989), Instituto de Apoio à Criança (crianças de rua-1989-…) e, desde 1980, nas Universidades Nova, Técnica, Internacional e Aberta. Colaborou em diversas iniciativas académicas nas Universidades de Girona, Granada, Internacional de Andalucia (UNIA – Baeza) e Sevilha (Espanha), Florença (Itália), Pernambuco, UNESP – Assis, UF de Santa Catarina, UVA do Ceará, UF de Brasília, UF de S. Carlos, UF de Belo Horizonte, UF do Rio de Janeiro e Sistema Universidade Aberta do Brasil (Brasil), Agostinho Neto e UnIA (Angola), ISCE (Cabo Verde), IP (S. Tomé e Príncipe) e U. Católica (Moçambique). Como supervisor académico, orientou cerca de 150 estágios de serviço social e de política social, 62 dissertações de mestrado, 22 teses de doutoramento e 1 projeto de pós-doutoramento.
Tem trabalhos nos domínios das Ciências Sociais, Ciências da Educação e Ciência Política dos quais, cerca de 70 estão publicados sob a forma de livros (13) artigos ou ensaios (65), dos quais se salientam: Os dirigentes da administração pública portuguesa (ISCSP, 1985); Análise e intervenção organizacional (FUNDETEC, 1986); Exclusão social. Rotas de intervenção (Coordenação, ISCSP, 1996); Ensino superior a distância. Contexto mundial, Modelos ibéricos, (UAb 1997); Metodologia da investigação: guia para auto-aprendizagem (com Manuela Malheiro Ferreira, UAb, 1998, 2008, 2015); Desenvolvimento comunitário (UAb, 1999, 2007, 2015 e ISCSP, 2015); Intervenção social com grupos (UAb, 2000, 2008, 2014 e ISCSP, 2014); Problemas sociais contemporâneos (coordenação, UAb, 2001); Multiculturalidade e educação a distância (UAb, 2005); No rasto do PETI, (PETI, 2008); Rumos da intervenção social com grupos no início do século XXI (ISCSP, 2010), Teoria da política social: um olhar da ciência política (ISCSP, 2011), Educação para a cidadania no século XXI: trilhos de intervenção, (Escolar Editora, 2014); Efeitos da pandemia Covid19 na educação para a cidadania (EDUFPI, 2020); Competências para a Cultura Democrática: reflexões sobre o papel da Escola, (Almaletra,2020).
Integra atualmente, os Conselhos Consultivos do Fórum da Governação Integrada e do Instituto de Apoio à Criança, o Conselho de Administração da Fundação Cuidar o Futuro e os Conselhos Editoriais das revistas Temas Sociais (Universidade Lusófona) e Politeia (Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna)Presidente da Comissão de Ética de Investigação do ISCSP-UL e . Membro da Comissão de Ética do ProChild CoLAB.