Henrique Barros

direção

Henrique Barros nasceu no Porto, em 1957, e formou-se em Medicina em 1981. Em 1988-89 foi investigador bolsista no Departamento de Medicina Interna do Hospital Universitário de Lund. Em 1991 tornou-se especialista em Gastroenterologia e defendeu o seu doutoramento, com investigação sobre a epidemiologia da hepatite viral.

É Professor Catedrático de Epidemiologia na Universidade do Porto desde 2000. Lançou os Programas de Mestrado em Saúde Pública, Epidemiologia e Sociologia e Saúde, bem como o programa de doutoramento em Saúde Pública na Universidade do Porto e o programa de doutoramento em Saúde Pública Global (director do programa), um programa conjunto com a Universidade NOVA de Lisboa, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Foi membro do Conselho Científico da Fundação para a Ciência e Tecnologia da Saúde (2004-12), Coordenador Nacional do Programa VIH/SIDA (2005-11), Presidente do Conselho Nacional de Saúde (2018-22) e membro do Comité Científico de Ciências Médicas (MED) da Ciência Europa (2012-15).

Atualmente é Diretor do Departamento de Saúde Pública e Ciências Forenses e Educação Médica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Presidente do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto e Past-Presidente da Associação Epidemiológica Internacional. É também membro da APHEA. Desenvolveu investigação em projetos nacionais e internacionais, em áreas como a epidemiologia clínica e perinatal, doenças cardiovasculares, infeciosas e cancerígenas, o que resultou na (co)autoria de mais de 400 publicações científicas em revistas internacionais. É responsável pela concepção e implementação dos três grupos populacionais portugueses em curso, que seguem adultos (EPiPorto), adolescentes (EPITeen) e recém-nascidos (Generation21).

Membro da Direção do ProChild CoLab desde 2022.