Rita Luz

psicóloga na área da proteção

Licenciou-se em Psicologia Clínica e da Saúde em 2002 pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa e iniciou o seu percurso profissional como Psicóloga Clínica em contexto hospitalar, no Departamento da Saúde da Mulher e da Criança, acompanhando futuras mães, futuros pais e casais ao longo do processo de transição para a parentalidade.

Em 2015 doutorou-se em Psicologia, pela Université de Lorraine, em França, com a tese intitulada ‘L’adaptation psychologique du couple à la parentalité et au diagnostic prénatal d’une pathologie foetale, de la grossesse a la première année de vie de l’enfant’ (financiamento FCT). Foi docente em cursos de licenciatura e mestrado em França e em Portugal e, entre 2019 e 2022, foi investigadora na área da Saúde e Educação Sexual e Reprodutiva na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (FPUL) e membro integrado do Centro de Investigação em Ciências Psicológicas (CICPSI).

É autora de diversos artigos publicados em revistas nacionais e internacionais e colabora com diversas revistas internacionais na área da saúde. Atualmente, colabora enquanto docente nos cursos de Licenciatura em Psicologia e Mestrado em Psicologia da Educação e Aconselhamento na FPUL e, em fevereiro de 2023, integrou a equipa do Laboratório Colaborativo ProChild CoLAB contra a pobreza e exclusão social na infância, onde desenvolve, implementa e avalia projetos de investigação no eixo da Proteção da criança.

o que queria ser quando fosse grande

Queria ser bailarina. E, como tudo era possível, entre ensaios e espetáculos teria ainda tempo para ser médica! O sonho só persistiu até à adolescência, mas a dança acompanha-me sempre.

tempos livres

Brinco muito com o meu filho! Lemos, dançamos, viajamos. Ouço-o tocar trompete, enquanto tento decifrar as partituras. Quando preciso de parar, faço (o melhor que sei) tricot. Gosto de estar na natureza, com amigos/as e com a Família.