Paula Oliveira
psicóloga na área da proteção
A Paula completou o Mestrado Integrado em Psicologia na Universidade do Minho, e o Doutoramento na University College London (UCL) em 2016. Este focou-se nas perturbações de vinculação em crianças institucionalizadas, com o objetivo de compreender a contribuição da qualidade dos cuidados e do processamento neural de estímulos socioemocionais utilizando EEG.
Durante os 8 anos seguintes trabalhou na UCL e no centro Anna Freud, em Londres, até regressar a Portugal para se juntar ao ProChild CoLAB. Durante esses anos dedicou-se a projetos de investigação aplicada, nomeadamente a adaptação, avaliação e implementação de programas de intervenção para crianças e jovens em acolhimento. Estes incluíram programas de parentalidade para famílias de acolhimento de crianças com dificuldades de vinculação, programas para pais com envolvimento dos serviços de proteção, e terapias cognitivo-comportamentais focadas no trauma para crianças e jovens com PTSD. Foi também responsável por gerir o laboratório de Neurociência Desenvolvimental no Anna Freud, o laboratório de Trauma e Recuperação em Crianças na UCL e, mais recentemente, a sua própria equipa no Anna Freud.
Para além da investigação, também esteve envolvida no ensino. Era responsável por três cadeiras de mestrado da área das neurociências aplicadas ao desenvolvimento, bem como lecionava as aulas de vinculação e parentalidade em dois outros programas de mestrado, todos estes da UCL. Finalmente, realizou algum trabalho clínico no Anna Freud e na Tavistock Clinic com pais adotivos, famílias de acolhimento e assistentes sociais.
tempos livres
A Paula é mãe de duas crianças. Nos tempos livres adora aconchegar-se no sofá com os miúdos ou um bom livro, viajar, fazer caminhadas na natureza e estar com os amigos.