Mariana Carvalho
arquiteta na área da participação social
O cruzamento disciplinar foi sempre algo que determinou toda a prática, de Mariana Carvalho, na investigação, no projeto em arquitetura e nas artes plásticas. Deste modo, a sua atividade como investigadora e arquiteta procura articular a relação entre teoria e prática, entre academia e sociedade para incentivar o envolvimento de crianças e adultos no co-desenho de projetos arquitetónicos, urbanos, sociais e educacionais inovadores.
Práticas estas sempre alicerçadas na participação social e inclusão social de forma a contribuir para a formulação de políticas públicas que fomentem o bem-estar da criança.
A mesma vontade de associar saberes reflete-se, também, no percurso académico: licenciada em Arquitetura (FAUP, 2005), licenciada em Belas Artes – Pintura (FBAUP, 2011), mestre em arquitetura (MIARQ-FAUP, 2011), pós-graduada em património arquitetónico (CEAPA-FAUP, 2012), doutorada em arquitetura, com uma tese centrada na prática do desenho como método de análise e interpretação.
Frequentou ainda várias oficinas de formação profissional, entre as quais: Vidro/Fusing (CRAT, 2004) e Brinquedos em papel (CEARTE, 2005).
Em 2005 iniciou o percurso profissional no IPPAR, integrando uma equipa pluridisciplinar, seguindo-se de colaborações em diversos gabinetes de arquitetura. Entre 2008 e 2018, desenvolveu a prática de projeto em arquitetura enquanto profissional liberal.
Desenvolve ainda outros projetos artísticos nas áreas das artes plásticas e curadoria.
tempos livres
Gosto de explorar técnicas tradicionais de manufatura e produzir artefactos e brinquedos em papel, tecido, feltro, entre outros materiais.
o que motivou a vinda para o prochild
A vontade de trabalhar a transdisciplinaridade numa equipa pluridisciplinar foi o que motivou minha candidatura ao ProChild CoLAB.