Judite Peixoto

psicóloga na área da proteção

Judite Peixoto é psicóloga e membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (Cédula Profissional nº 9535). Desde dezembro de 2021, é doutorada em Psicologia Aplicada pela Universidade do Minho, com a tese intitulada “Divórcio e Conflito coparental: Da Caracterização à intervenção psicológica com pais litigantes” (financiada pela FCT). Desenvolveu, em coautoria, o Programa For2Parents – Intervenção psicológica para pais separados/divorciados em elevado conflito parental. Do seu percurso académico e profissional, salienta-se o desempenho de funções enquanto perita forense, psicoterapeuta clínico-forense, formadora, consultora, supervisora técnico-científica e terapeuta- investigadora, nomeadamente nas áreas do divórcio e do conflito parental. Regista-se ainda a sua colaboração, enquanto bolseira de investigação, em projetos nas áreas da Violência Doméstica e do Tráfico de Seres Humanos. Tem várias publicações, nacionais e internacionais, no domínio da Psicologia da Justiça e da Psicologia Forense. Os seus principais interesses de intervenção e investigação são o conflito coparental pós-divórcio, a resistência a visitas, a justiça terapêutica, a psicoterapia integrativa e os modelos de investigação orientados para a prática. Em fevereiro de 2022, Judite Peixoto juntou-se ao Laboratório Colaborativo ProChild CoLAB contra a pobreza e exclusão social na infância, para desenvolver, avaliar e implementar projetos no eixo da Proteção da Criança.

curiosidade

Se não fosse psicóloga, trabalharia certamente na área comercial, de venda ao público. É uma área na qual me sinto como “peixe na água”. Nas experiências que já tive, o resultado foi o melhor possível: liderei sempre os rankings de vendas!

o que motivou vir para o prochild

O ProChild CoLAB representa a continuidade da missão de ”promote parents, protect children” que assumi durante os meus 4 anos de doutoramento. Revejo-me, enquanto pessoa e profissional, na missão e objetivos do ProChild, na abordagem colaborativa e transdisciplinar de atuação, na perspetiva multissistémica e integrada de concetualização e intervenção e nas práticas cientificamente informadas de investigação-ação.