Gabriela Pinto
psicóloga na área do desenvolvimento e educação
Gabriela Pinto é Mestre em Intervenção Psicológica, Educação e Desenvolvimento Humano pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Desde cedo se juntou a iniciativas de voluntariado ligadas à infância e à diversidade funcional, experiências que foram a “porta de entrada” para desenvolver uma postura de curiosidade e empatia pelo outro e que explicam o interesse pela Psicologia e pelo estudo dos primeiros anos de vida.
Durante o percurso académico, colaborou com o grupo de investigação Webs of Meaning do Centro de Psicologia da Universidade do Porto num projeto sobre proteção infantil e na sua dissertação de Mestrado explorou questões da parentalidade e as competências socioemocionais de crianças em idade pré-escolar. Em 2020 integrou uma Equipa Local de Intervenção Precoce, onde realizou intervenção psicológica com crianças com atraso de desenvolvimento ou incapacidade, e respetivas famílias e profissionais de educação de infância.
Em 2022 iniciou colaboração com o Centro de Investigação & Inovação em Educação da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto em atividades do Projeto Europeu PBS-ECEC: Implementing Positive Behaviour Support in Early Childhood Education and Care (co-financiado pelo Programa Erasmus+).
É membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (Cédula Profissional n.º 27427) e está atualmente a frequentar a Especialização Avançada Pós-Universitária em Terapia Familiar e Intervenção Sistémica.
o que queria ser quando fosse grande
Queria ser veterinária ou educadora de infância. Segundo me conta a minha família, tive ainda uma fase em que, por ver a minha avó tão disponível para os netos, afirmava a plenos pulmões que quando crescesse queria ser reformada.
tempos livres
O meu tempo divide-se entre praticar yoga, bons momentos com amigos e família, desfrutar de espetáculos de comédia e programas à beira-mar.
curiosidade
Sou fã de conhecer sítios novos e tenho um recorde pessoal de visitar 13 cidades europeias diferentes em 3 meses.