Beatriz Carvalho

Bolseira de doutoramento da fct em ambiente não-académico

Beatriz Carvalho

Licenciada em Ciências da Educação e Mestre em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Durante o mestrado estagiou numa casa de acolhimento residencial, onde desenvolveu o treino de competências pessoais e socias das crianças e jovens acolhidos. Na sua apresentação de estágio elaborou um recurso pedagógico intitulado “Alfabeto da Parentalidade Positiva” que pretende fomentar a interação familiar e contribuir para a construção de momentos positivos entre cuidadores e crianças/jovens.

Durante o seu percurso académico esteve ligada ao associativismo, no núcleo de estudantes, ao voluntariado e ao órgão de coordenação e supervisão da faculdade, nomeadamente o conselho pedagógico.

Antes de se dedicar em exclusivo à sua formação académica exerceu funções numa casa de acolhimento residencial e numa associação no Hospital Pediátrico de Coimbra onde coordenou iniciativas como o projeto “Prato Colorido, Corpo bem Nutrido”, financiado pela Fundação Auchan, que alia a saúde, cidadania, desenvolvimento pessoal e interação familiar nas salas de espera do hospital pediátrico, “Brincar no Hospital” e “Pés e Pernas para Andar”.

Atualmente frequenta o Doutoramento em Ciências da Educação com especialidade em educação, desenvolvimento comunitário e formação de adultos na mesma instituição de ensino e tem vindo a centrar a sua investigação no sistema de promoção e proteção, nomeadamente nos processos de reunificação familiar. O seu projeto é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito das bolsas de doutoramento em ambiente não-académico, onde o ProChild CoLAB é instituição de acolhimento permitindo assim a sua integração do Eixo da Proteção.

o que queria ser quando fosse grande

Educadora de Infância

tempos livres

Viajar, praticar desporto (pratiquei ballet, basquetebol, voleibol e natação), Acampar (Escuteira desde 2010), Ouvir o som do mar e ver o pôr do sol, um bom fim de noite em amigos a jogar jogos de tabuleiro, caminhar pela natureza.