Fomos notícia no jornal Público no dia 22 de julho de 2021: “Brincar cria auto-estradas no cérebro”.
No âmbito da comemoração do dia Mundial do cérebro, assinalado no dia de lançamento desta notícia, a Raquel Corval, investigadora do ProChild CoLAB alertou que nos bébés “o ritmo das sinapses é alucinante, há mais de um milhão de sinapses por segundo” e que “está muito associado às experiências que se tem”.
Assim se lançou o mote para a importância do desenvolvimento da criança nos primeiros anos e dos estímulos a que são expostas neste período para que tal ocorra. O envolvimento dos pais e a sensibilidade nestes tópicos são fundamentais. É através do brincar, das interações, do colo e do vínculo afetivo que se cria, que o bebé encontra o conforto e as condições necessárias para a sua aprendizagem.
Esta iniciativa surge no âmbito da campanha Primeiros Anos a Nossa Prioridade, coordenada em Portugal pela Fundação Nossa Senhora do Bom Sucesso, e contou também com as intervenções de Andreia Furtado, psicóloga da Fundação Aga Khan, igualmente parceira nesta campanha. Para além de referir a frase que deu título a esta notícia, Andreia Furtado reforçou que “é a brincar que as crianças aprendem a aprender” e que os pais devem ir “ao encontro da criança, com abertura e curiosidade”.