Data: 27/09/2021  Horas: 18h00  Inscrição: Gratuita

Este webinar pretende ser um fórum de reflexão e discussão sobre que escola teremos no futuro nas suas várias vertentes. Para isso, contar-se-á com a participação de convidados e convidadas adultos e jovens.
O webinar é moderado por Manuel Sarmento (IE/UM/ProChild CoLAB) e conta com a participação de Álvaro Laborinho Lúcio (Juíz Jubilado do Supremo Tribunal de Justiça, ProChild CoLAB), de Sofia Machado (representante do Conselho Infanto-Juvenil de Guimarães) e de Fátima Alçada (A Oficina).

Produção: Academia ProChild
Coordenação: Gabriela Trevisan
Design e divulgação: Alexandra Ribeiro

MODERADOR: Manuel Sarmento
MODERADOR: Manuel SarmentoProfessor Associado com Agregação no Instituto de Educação da Universidade do Minho
Doutorado em Estudos da Criança, área de especialização em Estudos Sócio-educativos. Agregação em Sociologia da Infância. Professor Visitante em várias universidades brasileiras e francesas.
Membro da Direção do ProChild CoLAB.
É o atual diretor do mestrado em Estudos da Criança e foi Diretor do Programa de Doutoramento em Estudos da Criança e do Departamento de Ciências Sociais da Educação da Universidade do Minho.
Foi membro do Conselho Nacional da Educação de Portugal (2005-2009).
Autor ou coautor de 17 livros e para cima de uma centena de artigos científicos publicados em várias línguas.
Diretor da revista Investigar em Educação, da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Áreas de investigação mais recentes: infância e políticas públicas; a criança na cidade; pobreza infantil; culturas infantis e interculturalidade; trabalho infantil; educação e estatuto social do aluno.
Álvaro Laborinho Lúcio
Álvaro Laborinho LúcioJuíz Jubilado do Supremo Tribunal de Justiça
Exerceu diferentes cargos públicos nas últimas décadas, entre Secretário de Estado da Administração Judiciária, Ministro da Justiça e Deputado à Assembleia da República e Ministro da República para a Região Autónoma dos Açores.
É atualmente membro dirigente de associações como a APAV e a CRESCER-SER, de que é sócio fundador.
É autor de diferentes livros e palestras, sendo o mais recente O Beca da Liberdade (2019).
Tem vários reconhecimentos públicos, entre elas, do Conselho Regional do Porto da Ordem dos Advogados e, em 2017, pela Associação Pró-Inclusão, a medalha de mérito.
Foi agraciado por Sua Majestade, o Rei de Espanha com a Grã-Cruz da Ordem de D. Raimundo de Peñaforte e por Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa, com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo.
É Professor Coordenador Honoris Causa do IPL e, em Fevereiro de 2019, foi-lhe atribuído, pela Universidade do Minho, o título de Doutor Honoris Causa em Ciências da Educação.

Sofia Machado tem 14 anos, nascida em Guimarães onde cresce feliz e amada.

Sofia Machado
Sofia Machado
Tem 14 anos, nascida em Guimarães onde cresce feliz e amada.

A curiosidade e empreendedorismo levaram-na à Lituânia, em ERASMUS+, com 11 anos;
A criatividade e a teimosia em ser voz ativa da geração do futuro que procura um mundo inclusivo e sustentável, fazem-na abraçar projetos como EcoParlamento, o Parlamento Jovem e o Conselho Infanto-Juvenil de Guimarães.
Enquanto comunicadora, com uso responsável da palavra, adora desafios, partilhar ideias e opiniões que a fazem crescer e ser mais e melhor!

Fátima Alçada
Fátima AlçadaDiretora artística d’A Oficina
Depois de uma curta passagem pela docência, Fátima Alçada colaborou com a Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura e foi aqui que ficou definido o percurso profissional para o futuro.

Após o término da Capital Europeia e uma pós-graduação em Gestão Cultural das Cidades, pelo Indeg–ISCTE, foi iniciada uma colaboração com a Feira Viva, em Santa Maria da Feira, em que assumiu a responsabilidade da mediação com os diferentes públicos e instituições nos eventos Viagem Medieval e Festival Imaginarius.
A partir de 2004, mudou-se para Guimarães, onde começou a trabalhar com A Oficina, CIPRL, inicialmente como produtora e depois como assistente de programação do Centro Cultural Vila Flor. Foi também em Guimarães que a existência do Serviço Educativo se tornou um dos focos de trabalho, criando assim o Serviço Educativo do Centro Cultural Vila Flor, do qual foi coordenadora até 2010.
Entre 2010 e 2011, foi coordenadora geral de produção do Festival Imaginarius e em julho de 2011 assumiu a gestão e programação do cine-teatro de Estarreja, onde criou o Serviço Educativo.
Em novembro de 2013, aceitou o convite da Câmara Municipal de Ovar para desenvolver um projeto cultural para a cidade. Em Ovar, foi diretora Artística do Centro de Arte de Ovar, coordenadora da programação da Escola de Artes e Ofícios e assumiu a direção artística do FESTA – Festival Internacional e dos Concertos Incomuns.
Em março de 2019, assumiu o cargo de diretora artística da Educação e Mediação Cultural d’A Oficina, em Guimarães e desde Junho de 2020 é diretora artística d’A Oficina.