Duração: 44 minutos  Data: 14/07/2021

Este podcast é o sétimo do ciclo de podcasts ProChild 2021 – “E as crianças?” e coloca aos convidados o desafio de refletirem sobre a questão “Da saúde ao ensino: O futuro da nanotecnologia na vida das crianças?”

Coordenação: Academia ProChild (Andrea Cruz)
Design e divulgação: Alexandra Ribeiro
Pós-produção áudio: Henrique Lopes
Música: Noiserv
Apresentação: Patrícia Malafaya
Criança: Henrique Malafaya Oliveira

João Moreira Pinto
João Moreira Pintoassistente hospitalar de Cirurgia Pediátrica e Diretor Clínico do Hospital-Escola da Universidade Fernando Pessoa
Concluiu o doutoramento em Medicina pela Escola de Medicina da Universidade do Minho, em 2014.
Licenciou-se em Medicina pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto, em 2004.
É pós-graduado em Economia da Saúde pela University of York (2019-2020).
É investigador colaborador do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto. É membro do Educational Committee da European Society of Paediatric Endoscopic Surgeons.
É membro da Direção da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Minimamente Invasiva.
É membro da Direção da Health4Moz, ONGD de apoio à formação em Medicina em Moçambique.
Dedica-se às áreas da cirurgia minimamente invasiva, inovação em saúde, educação médico-cirúrgica e medicina do surf.
Luís Dourado
Luís DouradoLicenciado em Ensino de Biologia e Geologia, mestre e doutor na área da Educação em Ciências e Professor auxiliar da Universidade do Minho
Desenvolve atividade docente em formação inicial e contínua de professores de ciências, sendo diretor do mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário.
É coordenador do grupo de investigação Educação em Ciências para a Sustentabilidade, do Centro de Investigação em Educação (CIEd) da Universidade do Minho.
Realiza investigação em diversas temáticas relevantes para a educação em ciências, nomeadamente em utilização de atividades laboratoriais e de campo, educação ambiental e aprendizagem baseada na resolução de problemas.
Participou no Projeto RECEB (Reorganização Curricular do Ensino Básico) da Guiné-Bissau, coordenando equipas de elaboração de programas e manuais escolares da área das ciências da natureza.