Data: 17/03/2021 Horas: 18h00 Inscrição: Gratuita
Este webinar pretende ser um fórum de reflexão e discussão sobre as respostas da comunidade de Guimarães mobilizadas durante a pandemia para garantir o bem-estar das crianças. Para isso, contar-se-á com a participação de representantes de entidades-chave na comunidade na promoção desse bem-estar.
O webinar será moderado por Marlene Sousa (ProChild CoLAB) e contará com a participação de Adelina Pinto (Câmara Municipal de Guimarães), Virgínia Rocha (Hospital da Senhora da Oliveira, Guimarães), Marta Pinto (Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Guimarães) e Adriana Sampaio (Associação de Psicologia da Universidade do Minho).
Produção: Academia ProChild
Coordenação: Marlene Sousa e Helena Grangeia
Design e divulgação: Alexandra Ribeiro
É docente no Instituto Universitário da Maia onde colabora no âmbito do Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde.
Domínios de atuação e interesses de investigação: desenvolvimento e saúde mental de crianças e jovens, psicoterapia, e e-Mental Health.
Tem uma pós-graduação em Desenvolvimento Curricular pela Universidade do Minho e em Valorização Técnica para a Administração Escolar, pela Universidade Católica.
É docente do grupo 200, do Quadro do Agrupamento de Escolas Virgínia Moura.
Foi presidente do Conselho Executivo da Escola B2,3 de Ponte do Agrupamento de Escolas de Ponte, entre 1995 e 2005.
Foi consultora de Formação do Centro de Formação Francisco de Holanda, de 2005 a 2010.
É membro do Conselho Municipal de Educação de Guimarães.
É formadora em várias áreas, destacando-se Avaliação de Desempenho Docente, Bibliotecas Escolares e várias áreas para Pessoal Não Docente.
É coordenadora Inter-concelhia da Rede de Bibliotecas Escolares desde 2009, apoiando os concelhos de Guimarães, Vizela, Fafe, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Mondim de Basto e Ribeira de Pena
É terapeuta familiar pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar.
Encontra-se envolvida na atividade assistencial e em várias iniciativas dirigidas à comunidade, como a promoção da saúde mental na população infantojuvenil, o diagnóstico precoce de patologia psiquiátrica e a desestigmatização da doença mental.
É coordenadora de projetos de intervenção social com crianças, jovens e famílias de territórios desfavorecidos.
É Presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Guimarães desde há 4 anos.
É médica pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto.
É diretora do Laboratório de Neurociência Psicológica.
É investigadora principal de vários projetos financiados pela FCT e Fundação Bial.
Publicou mais de cem artigos em revistas internacionais na área das neurociências do desenvolvimento cognitivo, colaborando com várias equipas de investigação (Espanha, França, Reino Unido, Brasil e EUA).
Foi premiada pelos seus trabalhos na área de investigação em Psicologia.
Áreas de investigação de interesse: processos de neurodesenvolvimento (mais concretamente no estudo da influência da genética), cérebro (estrutura e funcionamento) e ambiente nos vários processos cognitivos e emocionais que ocorrem ao longo do desenvolvimento.