Infraestruturas

Living Lab Proteção

O Living Lab Proteção visa desenvolver e implementar modelos de avaliação e intervenção integrados e cientificamente fundamentados, associados à conceção e validação de ferramentas operacionais, para melhorar a qualidade do Sistema de Promoção e Proteção (SPP) .
Este contexto envolve prototipar e testar tecnologias, nomeadamente plataformas de digitalização e desmaterialização para operacionalização dos modelos, monitorização da implementação e comunicação eficiente entre equipas. Assim, desenvolvendo soluções inovadoras para necessidades locais, com a possibilidade de replicá-las através da partilha de conhecimento entre o sistema científico e tecnológico, envolvendo os atores do SPP na cocriação e transferência de conhecimento entre o sistema científico e tecnológico. Por fim, define diretrizes e ações baseadas em evidência científica para influenciar políticas públicas integradas para a promoção dos direitos e a proteção da criança, associando tecnologia e inovação para melhores resultados.

Living Lab Saúde e Bem-Estar

O Living Lab Saúde e Bem-Estar tem como objetivo desenvolver e implementar projetos de investigação-ação centrados na promoção da saúde física e mental das crianças, com intervenção de vários atores da saúde na cocriação de valor e transferência de conhecimento entre o sistema científico, tecnológico e empresarial, através de soluções inovadores. O desenvolvimento, validação e implementação de programas de prevenção e intervenção para promover a saúde das crianças e das famílias, e de modelos de cuidados de saúde, replicáveis em diferentes contextos e territórios. A conceção, desenvolvimento e testagem de protótipos de plataformas digitais e dispositivos tecnológicos customizados para programas de prevenção e intervenção de base científica, apresentam uma transformação inteligente e inovadora, apostando na conectividade das TIC. O desenho e definição de protocolos e processos que promovam a articulação dos vários serviços de saúde de forma a melhorar a identificação precoce e rastreamento de situações de risco e adversidade. Por fim, a articulação entre os diferentes profissionais e atores comunitários no âmbito da saúde e bem-estar infantil, permitindo a criação de valor com os profissionais e utilizadores finais

Living Lab Pevidém

O Living Lab Pevidém visa construir práticas sociais e urbanas integradas numa base territorial, enquadradas numa abordagem interdisciplinar e multinível, com a participação de crianças e adultos, para instigar uma cultura comunitária promotora dos direitos da criança. Esta abordagem envolve a construção de um modelo de Território de Aprendizagem em comunidades desfavorecidas, através de uma intervenção integrada, nas áreas social, educacional, urbanismo, proteção e saúde, com soluções inovadores para necessidades locais e envolvimento direto de cidadãos e utilizadores finais como cocriadores durante o processo de experimentação; o desenvolvimento de práticas sociais integradas para promoção da participação social e o bem-estar das crianças; a conceção e desenvolvimento de projetos de base artística e lúdica, para melhorar a criatividade e a cooperação social; a estruturação de metodologias de desenvolvimento profissional, baseadas em evidência, para a qualificação de profissionais e atores locais, para implementar intervenções sociais com crianças; contribuir para a formulação de políticas públicas baseadas no conhecimento científico, orientadas para a promoção dos direito da criança.

Living Lab de Creches

O Chilcare Living Lab está a decorrer em 8 creches de Guimarães, Porto, Aveiro e Lisboa, com o objetivo de promover a qualidade das práticas pedagógicas em creche, através da capacitação dos seus profissionais. Esta aposta na capacitação traduziu-se no desenvolvimento, validação e implementação do modelo Desenvolvimento e Educação em Creche (DEC), um modelo de desenvolvimento profissional, baseado em evidências, integrando orientações internacionais sobre práticas pedagógicas de qualidade e sobre estratégias de promoção do desenvolvimento e bem-estar das crianças dos 0 aos 3 anos. O modelo DEC assenta nos seguintes pressupostos: uma abordagem integrada que articule organizações de acolhimento, profissionais, académicos, famílias e crianças; conceção e valorização de ferramentas tecnológicas operacionais, incluindo plataformas de desmaterialização e digitalização para a operacionalização do modelo; suporte à implementação com o objetivo de: recolher dados para monitorização e melhoria dos processos; garantir a fidelidade na implementação dos programas; e facilitar a comunicação intra/inter equipas; papel central da formação como veículo de promoção do conhecimento; aposta em mecanismos de sustentabilidade e escalabilidade do modelo, com vista a uma Europa mais competitiva, inteligente e inovadora; contribuição para políticas públicas e ações de advocacia que garantam o desenvolvimento e o bem-estar das crianças.

Infraestrutura digital Horus Center

O Horus Center é o data center de última geração do ProChild CoLAB, que permite a realização de ensaios, testes e simulações de larga escala, em diversas áreas da tecnologia e engenharia, e explorar e validar hipóteses de maneira controlada e reprodutível. Esta infraestrutura tem a capacidade de criar protótipos de novas tecnologias, avaliar o desempenho de sistemas complexos e criar soluções inovadoras na interface entre o desenvolvimento tecnológico e a intervenção social, como a criação de novos dispositivos e/ou ferramentas digitais e/ou ajudar na melhoria de processos e/ou de sistemas de informação. Equipado com recursos de alto desempenho, suporta uma ampla gama de atividades, e oferece um ambiente seguro e escalável, garantindo a execução de projetos inovadores com eficácia e eficiência. Com esta infraestrutura, o ProChild CoLAB posiciona-se na vanguarda da inovação, facilitando a transformação de ideias em soluções tangíveis, permitindo evoluir tecnologicamente a área da infância em Portugal.

Infraestrutura digital ProChild Data

O ProChild Data atua como um observatório e um sistema de suporte à decisão para o ecossistema da criança, i.e., abrangendo todos os indivíduos com idade até aos 17 anos inclusive, e todos os fatores que (in)diretamente estão relacionados com o universo da criança. Com uma plataforma com diferentes níveis de acesso, permitirá que diversos utilizadores (individuais ou institucionais, acadêmicos ou políticos) consigam tomar decisões mais informadas, com mais eficiência e eficácia, fornecendo dados cruciais para a compreensão e melhoria das condições de vida das crianças. O ProChild Data é uma plataforma tecnológica, projetada para atender às necessidades crescentes de processamento de dados em larga escala. Com uma infraestrutura Big Data, permite o processamento de dados em alta velocidade e em tempo real, sendo capaz de lidar com diferentes formatos, permitindo interligar dados de diversas fontes e de vários contextos. Além disso, é uma infraestrutura altamente segura, garantindo a proteção e a integridade dos dados processados.