II Seminário Desenvolvimento e Educação em Creche

Refletir políticas públicas à luz de práticas baseadas em evidências

22 de junho de 2024

No próximo dia 22 de junho, irá realizar-se no auditório I da Faculdade Psicologia Universidade Lisboa o II Seminário Desenvolvimento e Educação em Creche – Refletir políticas públicas à luz de práticas baseadas em evidências. Este evento pretende reunir diferentes contributos sobre o tema e apresentar alguns dos projetos desenvolvidos no Eixo do Desenvolvimento e Educação do Laboratório Colaborativo ProChild, com foco na creche.

Horário: 09h00-18h00

 Público-alvo: Decisores políticos a nível local e central; diretores/as e coordenadores/as pedagógicos/as em contextos de creche; profissionais de educação de infância e outros/as profissionais com interesse específico na primeira infância; estudantes e público em geral

Formato: Presencial

 Local: Auditório I da Faculdade Psicologia Universidade Lisboa (Alameda da Universidade, 1649-013 Lisboa)  > ver aqui

Programa

8:30 – 9:00 Registo dos/as participantes

9:00 – 9:30 Boas-vindas

  • Luísa Barros (Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa)
  • Isabel Soares (ProChild CoLAB)

9.30 – 9:45 Sessão de abertura

  • Clara Marques Mendes (Secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão – Trabalho, Solidariedade e Segurança Social – a confirmar)

9.45 – 10:45 Conferência de abertura: Investing in childcare, for high social, education and economic returns: a European perspective

  • Christian Morabito (Foundation for European Progressive Studies)

10h45 – 11:15 Intervalo

11:15 – 12:30 Painel 1 | ProChild CoLAB: Contributos para o desenvolvimento e educação em creche

  • A formação inicial dos profissionais de creche em Portugal: desafios e necessidades – Inês Gregório (ProChild CoLAB; Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica)
  • Modelo DEC: O desenvolvimento profissional como promotor da qualidade em creche – Andreia Carvalho (ProChild CoLAB)
  • Projeto Crescer Seguro: uma abordagem municipal à capacitação dos profissionais de creche – Vanessa Moutinho (ProChild CoLAB)

12:30 – 14:00 Intervalo para almoço

14:00 – 15:45 Mesa redonda – Políticas públicas dirigidas à creche

  • Moderação: Raquel Corval (ProChild CoLAB)
  • Adelina Pinto (Câmara Municipal de Guimarães)
  • Sónia Almeida (Garantia para a Infância)
  • Filomena Santos Silva (Plataforma “Crescer melhor em Cascais”)
  • Laura Bento (CESPA – Centro Social da Paróquia de Nª Sª da Conceição de Abóboda)

15:45 – 16h00 Intervalo

16:00 – 17:40 Painel 2 – Entre as neurociências, a educação e a economia: contributos para as políticas públicas dos 0 aos 3

  • Podem as neurociências informar as práticas pedagógicas e as políticas públicas para a Educação em Creche? – Ana Mesquita (ProChild CoLAB)
  • Orientações Pedagógicas para Creche; profissionalidade e qualidade em educação dos 0 aos 3 anos – Alexandra Marques (Infância 0.9 – Consultoria e Inovação) e Sara Barros Araújo (Escola Superior de Educação – P.PORTO)
  • Creche e pré-escolar: como escalar soluções eficazes – Pedro Freitas (Nova SBE)

17:40-18.00 Sessão de encerramento

  • Alexandre Homem de Cristo (Secretário de Estado Adjunto e da Educação)

Biografias

Luísa Barros é Professora catedrática da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. Obteve o Diploma de Educação de Infância, e é Licenciada e Doutorada em Psicologia. Coordena o Mestrado em Psicopatologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente: Prevenção e Intervenção e o Doutoramento em Psicologia da Universidade de Lisboa. É investigadora do Grupo ProAdapt do CICPsi, Universidade de Lisboa, no domínio da parentalidade, saúde, desenvolvimento e adaptação das crianças. É membro do Laboratório Colaborativo ProChild Colab onde representa a FPUL como Membro Associado Fundador. É Secretária da Assembleia Geral do ProChild.

Isabel Soares é professora catedrática da Escola de Psicologia da Universidade do Minho, sendo diretora do Departamento de Psicologia Aplicada e do Mestrado em Psicologia Clínica na Infância e Adolescência, e coordenadora do Grupo de Estudos de Vinculação e Parentalidade. É Psicóloga Clínica e Psicoterapeuta e membro do Conselho Nacional de Psicólogos da OPP. É Investigadora é foi a Responsável pela candidatura à FCT do Laboratório Colaborativo ProChild, sendo atualmente Presidente da Direção.

Christian Morabito, doutorado em Social Welfare Studies pela Universidade de Ghent, é um especialista internacional, nas áreas das desigualdades intergeracionais e da educação e cuidados na primeira infância. Destaca-se a sua colaboração com as Nações Unidas, o Banco Mundial, a OCDE e várias ONGs internacionais.

Recentemente, tem trabalhado como consultor Sénior para a Foundation for European Progressive Studies e como especialista, com um papel chave na Presidência Belga da União Europeia e na Comissão Europeia, em questões relacionadas com a desigualdade e políticas para a infância.

Doutorada em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade Católica Portuguesa e Mestre em Philosophy, Politics and Economics pela University of York no Reino Unido, Inês leciona atualmente nos programas de licenciatura, mestrado e doutoramento do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa e é Coordenadora Executiva do Centro de Investigação do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa (CIEP-UCP), onde é responsável pela gestão dos projetos de investigação em curso.

Licenciada em Psicologia, pela Universidade do Minho, com Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde da Faculdade Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto Possui experiência profissional relevante na área de avaliação e intervenção clínica na infância, destacando-se a experiência ao nível da intervenção multidisciplinar e trabalho colaborativo com agentes educativos e da comunidade em contextos de risco e vulnerabilidade social. Colaborou com a equipa de investigação do Centro de Psicologia da Universidade do Porto. Andreia integra a equipa de implementação do Projeto Desenvolvimento e Educação em Creche.

Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde, e doutoranda em Psicologia Aplicada no Centro de Investigação em Psicologia (CIPsi) da Escola de Psicologia da Universidade do Minho, onde tem também colaborado enquanto assistente de investigação. Os seus principais interesses de investigação incluem as relações de vinculação na infância e o impacto da qualidade dos cuidados precoces no desenvolvimento socioemocional e sociocognitivo, e o cruzamento destes fatores com os mecanismos neurobiológicos. Vanessa integra a equipa de implementação do Projeto Desenvolvimento e Educação em Creche.

Doutorada em Psicologia Aplicada, na Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Mestre em Applied Social Sciences pela Swansea University no Reino Unido e Licenciada pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Os seus interesses e trabalho desenvolvido centram-se no desenvolvimento nos primeiros anos de vida, ao nível da clínica, da formação e do desenvolvimento de projetos. Raquel é um dos elementos da equipa do ProChild CoLAB e coordenadora do Eixo Desenvolvimento e Educação.

Licenciada em História pela Universidade do Porto e pós-graduada em Desenvolvimento Curricular, pela Universidade do Minho e em Valorização técnica para a Administração Escolar, pela Universidade Católica Portuguesa. Atualmente, é vice-presidente da Câmara Municipal de Guimarães e, vereadora da Educação, da Saúde e da Habitação. Na sua área de atuação destaca-se a prioridade que tem vindo a dar às politicas públicas locais dirigidas às crianças dos 0 aos 3 anos. É membro da Direção do Laboratório Colaborativo ProChild.

Licenciada em Serviço Social, e é atualmente Coordenadora Nacional da Garantia para a Infância.

Detentora de uma carreira profissional de mais de 15 anos dedicada à área da infância e juventude, trabalhou no Departamento de Pediatria do Hospital de Santa Maria; coordenou o projeto de Qualificação da Assessoria Técnica aos Tribunais e Respostas Sociais de Acolhimento Residencial das crianças e jovens em perigo no Distrito de Lisboa, no Centro Distrital de Segurança Social de Lisboa; desempenhou funções de assessoria nos Gabinetes da Secretaria de Estado da Segurança Social e da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

Filomena Santos Silva, psicóloga especialista em Psicologia Educacional desde 1989, desenvolve a sua atividade profissional no Centro de Cooperação Familiar, Creche e Jardim de Infância «O Botãozinho» desde 1998 como Psicóloga e Gestora da Qualidade.  Em paralelo desenvolve a sua prática clínica em consultório, com crianças, adolescentes e famílias (PSI Intervir / Espaço Clínico Ser +).

Colaborou em diversas instituições educativas como psicóloga e foi professora na Escola Superior de Educadores de Infância ESEI Maria Ulrich entre 1991 e 2014.

Foi Coordenadora Pedagógica da Revista “Coisas de Criança”, publicação mensal na área da infância para pais e educadores.

É formadora na área da psicologia e educação, tendo também diversas publicações.

Licenciada em Educação de Infância pela ESEI Maria Ulrich desde 2007, pós- graduada em Terapias Ativas e Expressivas pelo ISLA. Desempenha funções de Diretora Pedagógica e Educadora de Infância no CESPA desde 2019. Membro da Plataforma Crescer Melhor em Cascais e da Rede Local Educar Melhor em
Cascais, acredita no trabalho em rede, colaborativo e participado, que una entidades e profissionais para alcançar um objetivo comum. Participa com a sua equipa, no Estudo Piloto do DEC a decorrer no CESPA desde 2022.

Ana Mesquita é licenciada em Biologia Aplicada e doutorada em Ciências da Saúde pela Escola de Medicina da Universidade do Minho. O seu foco principal de investigação são os mecanismos neurobiológicos do desenvolvimento socio-emocional em crianças que vivem em diferentes contextos de vida. Antes de se juntar recentemente ao ProChild CoLAB, foi Investigadora Principal de vários projetos na Escola de Psicologia da Universidade do Minho, tendo contribuído para o desenvolvimento de investigação multidisciplinar de interface entre a genética, as neurociências e a psicologia.

É educadora de infância, licenciada em Ciências de Educação e mestre em Educação e Sociedade. Foi Diretora de educação da Fundação Aga Khan Portugal e consultora de projetos europeus na área de Educação. Tem experiência de trabalho na docência, na formação de adultos, bem como em capacitação organizacional e desenvolvimento comunitário, em Portugal, Moçambique e Timor-Leste. Foi Presidente de Direção da APEI- Associação de Profissionais de Educação de Infância, de 2005 a 2009 e diretora das revistas Cadernos de Educação de Infância e Infância na Europa. Desempenhou o cargo de Diretora-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, do Ministério da Educação, no XIII Governo.

Professora Coordenadora da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESE-P.Porto). Doutorada em Estudos da Criança, na especialidade de Metodologia e Supervisão em Educação de Infância, pela Universidade do Minho, licenciada e mestre em Psicologia pela mesma universidade. Dedica-se há 20 anos à formação inicial e contínua de educadoras/es de infância, coordenando, desde 2011, o Mestrado em Educação Pré-Escolar da ESE-P.Porto. Investigadora integrada e membro da Direção do Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED). Coordenadora para Portugal da European Early Childhood Education Research Association (EECERA) e Coordenadora do Special Interest Group “Birth to Three” da mesma associação europeia.

Doutorado em Economia na Nova School of Business and Economics (Nova SBE), instituição onde é membro do Centro de Economia Educação, e onde obteve a sua licenciatura e MPhil em Economia. A sua investigação foca-se em tópicos de Economia da Educação e Capital Humano e é autor do livro: “Economia da Educação: um olhar sobre o sistema de ensino português”. Pedro Freitas foi ainda aluno visitante no departamento de economia da University College of London (UCL) e no departamento de estudos do Banco de Portugal.

Gostaríamos muito de poder contar com a sua participação!

A inscrição é gratuita, mas de caráter obrigatório, e deverá ser feita por cada participante até ao próximo dia 17 de junho de 2024, através do seguinte link: