Mariana Justo

bolseira de investigação na área da proteção

A Mariana Justo é licenciada em Psicologia pela Universidade de Aveiro e mestre em Psicologia da Saúde e Neuropsicologia, também pela mesma universidade. Durante o mestrado, estagiou no Centro de Medicina de Reabilitação da região Centro – Rovisco Pais, onde trabalhou com utentes com lesões vertebro medulares. Também conduziu uma investigação com crianças pré-escolares no âmbito da sua dissertação, a fim de perceber o impacto do Programa Casa da Mata nas funções executivas.

O seu percurso académico inclui várias atividades, projetos e voluntariado. De 2020 a 2023 participou em projetos de investigação, num dos quais surtiu o seu primeiro artigo com primeira co-autoria. Em 2022, foi dirigente da associação académica da Universidade de Aveiro e trabalhou como explicadora de matemática, empregada de mesa e assistente de análise estatística. Em 2021, obteve o Certificado de Competências Pedagógicas. De 2019 a 2022, voluntariou em várias instituições e organizações, nomeadamente na Casa Mãe das Aradas, em projetos como o Mind the Mind e I.emotions Academy e em associações como a Refood e a Sê Humano. Em 2023, ganhou a bolsa da Portuguese Association of Researchers and Students in the UK (PARSUK) para o projeto “Barriers and facilitators for the use of and access to technology by people with severe mental illness”. Posteriormente, surgiu a oportunidade de integrar o Eixo da Proteção, no projeto All4Children como investigadora e, assim, faz agora parte da equipa do ProChild CoLAB.

o que queria ser quando fosse grande

Cientista e Trapezista

tempos livres

Gosto de cozinhar (não quer dizer que cozinhe bem), pintar (também não quer dizer que pinte bem), jardinagem, ver filmes com snacks e de ler.