Beatriz Vilela

psicóloga júnior na área da saúde e bem-estar

Beatriz Vilela é licenciada em Psicologia pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (2021) e Mestre em Psicologia Clínica na Infância e Adolescência pela Universidade do Minho (2023).

No decorrer do Mestrado, desenvolveu a sua dissertação, intitulada “Processamento neural de emoções na face: Um estudo eletrofisiológico com crianças em acolhimento residencial vítimas de ameaça e/ou privação” e integrou os Serviços de Neonatologia e Psicologia do Centro Hospitalar Universitário de São
João (CHUSJ) como Psicóloga Estagiária.

Paralelamente, inicia o seu percurso como colaboradora de Investigação em diversos projetos, tanto no Centro de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho (CIPsi), como no CHUSJ. Até à data, tem vindo a colaborar mais proximamente com o CIPsi, onde integra atualmente o Grupo de Investigação em
Vinculação e Parentalidade.

Os seus interesses de investigação centram-se na adversidade precoce (privação ou disrupção de cuidados parentais), comportamento desviante e psicopatologia do desenvolvimento. Tendo em vista o seu fascínio pelo desenvolvimento infantil, é acreditada desde 2023 na Escala de Avaliação do Desenvolvimento Griffiths-III pela Association for Research in Infant and Child Development (ARICD).

Em novembro de 2023, inicia o seu Estágio Profissional de acesso à Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) no ProChild CoLAB, em estreita articulação com a Associação de Psicologia da Universidade do Minho (APsi – UMinho).

o que queria ser quando fosse grande

Médica-cirurgiã

tempos livres

Adoro (longas) caminhadas, daquelas que me fazem esquecer da agitação dos meus dias.