I Seminário Desenvolvimento e Educação em Creche

Valorizar a creche: das neurociências à qualidade das interações

06 de maio de 2023

Programa

Horário: 09h00-13h00

 Público-alvo: Profissionais, estudantes e público em geral

Formato: Presencial

 Local: Auditório do Colégio EFANOR (Avenida Manuel Pinto de Azevedo, n.º 600, 4460-282 SENHORA DA HORA) > ver aqui

8h30 – 9h00 | Receção dos participantes

9h00 – 9h30 | Sessão de abertura ver vídeo aqui

Isabel Soares, Presidente do ProChild CoLAB/Professora Catedrática da Escola de Psicologia da Universidade do Minho

José Corte-Real, Membro da Direção do ProChild CoLAB/Consultor da Fundação Belmiro de Azevedo e da Edulog

9h30 – 10h30 | Comunicações

    • Bases neurobiológicas do desenvolvimento socioemocional dos 0-3 ver vídeo aqui

Ana Mesquita, ProChild CoLAB

    • A importância das interações em creche para o desenvolvimento, o envolvimento e o bem-estar das crianças ver vídeo aqui

Sílvia Barros, Professora Adjunta da Escola Superior de Educação do P. Porto

10h30 – 11h00 | Coffee Break

11h00 – 12h00 | Comunicações

    • A especificidade do trabalho em creche na formação inicial dos educadores de infância em Portugal ver vídeo aqui

Inês Gregório, ProChild CoLAB / Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica

    • O Projeto Desenvolvimento e Educação em Creche ver vídeo aqui

Cindy Carvalho, ProChild CoLAB

12h00 – 12h55 | Mesa redonda ver vídeo aqui

Moderação: Raquel Corval, ProChild CoLAB

12h55 – 13h00 | Encerramento

Biografias

Isabel Soares é professora catedrática da Escola de Psicologia da Universidade do Minho, sendo diretora do Departamento de Psicologia Aplicada e do Mestrado em Psicologia Clínica na Infância e Adolescência, e coordenadora o Grupo de Estudos de Vinculação e Parentalidade.

É Psicóloga Clínica e Psicoterapeuta e membro do Conselho Nacional de Psicólogos da OPP. Desde 2010 faz parte do Painel de Peritos em Psicologia da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior – A3ES.

É Investigadora Responsável de vários projetos sobre o impacto da adversidade psicossocial no desenvolvimento das crianças e, em particular, sobre os efeitos de experiências relacionais disruptivas e da privação de cuidados parentais, com publicações nacionais e internacionais sobre esta problemática.

Foi a Investigadora Responsável pela candidatura à FCT do Laboratório Colaborativo ProChild, sendo atualmente Presidente da Direção.

Consultor da Fundação Belmiro de Azevedo para temas de Recursos Humanos e Educação. É Membro do Conselho Consultivo do Edulog. Foi Chief Human Resources Officer da Sonae e Presidente do Grupo Consultivo de Recursos Humanos do Grupo. Pertence à Direção do ProChild CoLAB.

Ana Mesquita é licenciada em Biologia Aplicada e doutorada em Ciências da Saúde pela Escola de Medicina da Universidade do Minho.

O seu foco principal de investigação são os mecanismos neurobiológicos do desenvolvimento socio-emocional em crianças que vivem em diferentes contextos de vida. Antes de se juntar recentemente ao ProChild CoLAB, foi Investigadora Principal de vários projetos na Escola de Psicologia da Universidade do Minho, tendo contribuído para o desenvolvimento de investigação multidisciplinar de interface entre a genética, as neurociências e a psicologia.

Professora na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, na área de Psicologia. Tem doutoramento em Psicologia pela Universidade do Porto. Os seus principais interesses de investigação incluem: qualidade dos contextos de educação e cuidados, interações adulto-criança, envolvimento das crianças, formação de profissionais de educação de infância. Atualmente é vice-presidente da ESE-IPP, coordenadora do Gabinete de Relações Internacionais e Membro da direção e investigadora do Centro de Investigação e Inovação em Educação.

Doutorada em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade Católica Portuguesa e Mestre em Philosophy, Politics and Economics pela University of York no Reino Unido, Inês leciona atualmente nos programas de licenciatura, mestrado e doutoramento do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa e é Coordenadora Executiva do Centro de Investigação do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa (CIEP-UCP), onde é responsável pela gestão dos projetos de investigação em curso.

Doutorada em Educação pela Universidade de Aveiro e Mestre em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento pela Universidade de Coimbra, tem trabalhado como formadora na área da Educação de Infância desde 2012, em Portugal e na Guiné-Bissau. Os seus principais interesses centram-se, sobretudo, nos processos de avaliação, planificação e reflexão sobre as práticas. No ProChild CoLAB, Cindy participa desde 2022 em projetos inseridos no eixo Educação e Desenvolvimento, em especial no Projeto Desenvolvimento e Educação em Creche.

Doutoranda em Psicologia Aplicada, na Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Mestre em Applied Social Sciences pela Swansea University no Reino Unido e Licenciada pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Os seus interesses e trabalho desenvolvido centram-se no desenvolvimento nos primeiros anos de vida, ao nível da clínica, da formação e do desenvolvimento de projetos. Raquel é um dos elementos da equipa do ProChild CoLAB e coordenadora do Projeto Desenvolvimento e Educação em Creche.

Gostaríamos muito de poder contar com a sua participação!

A inscrição é gratuita, mas de caráter obrigatório, e deverá ser feita por cada participante até ao próximo dia 28 de abril de 2023, através do seguinte link: