Vanessa Moutinho
psicóloga na área do desenvolvimento e educação
Vanessa Moutinho é Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde, e doutoranda em Psicologia Aplicada no Centro de Investigação em Psicologia (CIPsi) da Escola de Psicologia da Universidade do Minho. O seu projeto de doutoramento focou-se no efeito da interação entre o temperamento da criança, o seu funcionamento neuroendócrino e a qualidade dos cuidados maternos, no desenvolvimento de crianças nascidas prematuras, segundo a lente da susceptibilidade diferencial.
Em 2015 inicia colaboração com o CIPsi, enquanto assistente de investigação integrada nos laboratórios de Desenvolvimento e Psicopatologia e Psicoterapia. Paralelamente, integrou a Clínica de Psiquiatria e Saúde Mental, do Centro Hospitalar de São João (Porto), no apoio à unidade de Psiquiatria da Infância e da Adolescência e ao Hospital Pediátrico Integrado, em colaboração com os Serviços de Pediatria e Neonatologia. Mais tarde, estendeu a sua colaboração ao serviço de Neonatologia do Hospital Senhora da Oliveira (Guimarães) no âmbito do seu doutoramento, na avaliação longitudinal de crianças nascidas prematuras. Simultaneamente tem-se dedicado ao trabalho clínico, em particular na área infantojuvenil e da parentalidade.
Os seus principais interesses de investigação incluem as relações de vinculação na infância e o impacto da qualidade dos cuidados precoces no desenvolvimento socioemocional e sociocognitivo, e o cruzamento destes fatores com os mecanismos neurobiológicos.
Em 2022 integra o Projeto Desenvolvimento e Educação em Creche, uma parceria do Prochild com a Fundação Belmiro de Azevedo.
É membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP – Cédula nº20122).
o que queria ser quando fosse grande
Bailarina, atriz e repórter. O interesse pela psicologia surgiu mais tarde, mas o gosto pelas artes e a necessidade de conhecer e comunicar mantiveram-se.
tempos livres
Desfrutar do silêncio e natureza da sua terra natal em Trás-os-Montes.
curiosidade
Adora os serões quentes de verão, de fazer longas viagens de carro e encontrar formas de se perder em lugares novos.