Avaliação do desenvolvimento na primeira infância

Problemática

A avaliação do desenvolvimento infantil é de suma importância para monitorizar o seu progresso e conceber intervenções adequadas às necessidades de cada criança. Não obstante, até ao momento, poucos instrumentos existem para avaliar o desenvolvimento de crianças com menos de 3 anos e os que existem implicam, na sua maioria, observações diretas, o que dificulta a sua implementação. Os Instrumentos de Relato Parental sobre Desenvolvimento na Primeira Infância (no acrónimo inglês CREDI – Caregiver Reported Early Development Instruments) vêm colmatar esta lacuna, na medida em que avaliam precisamente crianças entre os 0 e os 36 meses de idade através do relato dos pais/cuidadores.

Objetivo

O presente estudo é promovido pelo Prochild CoLAB (www.prochildcolab.pt) e tem como principal objetivo analisar as características psicométricas e a validade geral dos instrumentos CREDI para a avaliação do desenvolvimento de crianças portuguesas até aos 36 meses de idade de forma a constituírem uma ferramenta de análise válida do desenvolvimento, quer para a investigação, quer para a prática clínica em Portugal.

Quem pode participar?

  • Pai/Mãe ou cuidador/a de uma criança entre os 0 e os 36 meses de idade;
  • Pai/Mãe ou cuidador/a com mais de 18 anos de idade;
  • Pai/Mãe ou cuidador/a e criança a viverem em Portugal.

O que é que implica participar?

Caso queira participar neste estudo, inicialmente terá de consentir a sua participação pelo preenchimento de um consentimento informado. Seguidamente, ser-lhe-á pedido que responda a alguns questionários online, disponíveis na plataforma ProChild CoLAB, a partir dos quais serão recolhidas informações sociodemográficas suas e da sua criança, bem como sobre o desenvolvimento e saúde mental da criança. O preenchimento dos questionários deverá ter uma duração aproximada de 10 a 20 minutos.

Como pode participar?

Para participar neste estudo, clique por favor no botão “Quero participar no projeto” que se encontra imediatamente abaixo ou no final desta página.

Existem riscos ou benefícios associados à participação no estudo?

Este estudo não envolve qualquer risco conhecido para os/as participantes, nem são antecipados, nem conhecidos efeitos adversos.

De realçar que os instrumentos utilizados no estudo não permitem diagnosticar problemas de desenvolvimento individual. Não obstante, após o preenchimento dos questionários do estudo, será disponibilizada, aos/às participantes, uma breve lista de recursos da comunidade, a que poderão recorrer se o preenchimento suscitar alguma preocupação.

A sua participação irá contribuir para a realização do presente estudo que produzirá uma ferramenta de avaliação útil para a investigação e prática clínica em Psicologia.

Todos os procedimentos requeridos pelo estudo serão providenciados gratuitamente e o/a participante não será remunerado/a a qualquer título pela sua participação neste estudo.

Equipa

  • Marlene Sousa | ProChild CoLAB

  • Luísa Barros | Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa & ProChild CoLAB

  • Marina Serra Lemos | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto & ProChild CoLAB

Contactos

Investigadora responsável: marlene.sousa@prochildcolab.pt