Data: 11/05/2022  Horas: 18h00  Inscrição: Gratuita

Este webinar pretende ser um fórum de reflexão e discussão sobre os desafios da digitalização na aprendizagem que se experienciaram e que se anteveem nos próximos tempo. Para isso, contar-se-á com a participação de convidados e convidadas de diversas áreas, especialistas reconhecidos/as no tema.

O webinar é moderado por Daniel Carvalho (EDULOG – Fundação Belmiro de Azevedo), e conta com os convidados/as Luís Gonzaga (DSI-UMINHO/CCG), Fernanda Leopoldina (IE-UMINHO), Mafalda Ferrão (Associação Bagos d’Ouro).

Produção: Academia ProChild
Coordenação: Gabriela Bento e Jaime Pereira
Design e divulgação: Alexandra Ribeiro

MODERADOR: Daniel de Carvalho
MODERADOR: Daniel de CarvalhoSecretário-Geral do EDULOG, o Think Tank para a Educação da Fundação Belmiro de Azevedo
Daniel de Carvalho é doutorado em Filosofia, com especialização nas áreas da Epistemologia e da Teoria do Conhecimento.

Foi investigador integrado na FLUP e exerceu atividades docentes no ensino secundário e no ensino superior.
Editor durante 20 anos, foi Diretor do Departamento Multimédia no maior Grupo Editorial português e responsável pela conceção e pelo desenvolvimento de plataformas e conteúdos digitais para o ensino, do 1º ciclo ao ensino secundário.
É, desde 2018, Secretário-Geral do EDULOG, o Think Tank para a Educação da Fundação Belmiro de Azevedo.

Luís Gonzaga Magalhães
Luís Gonzaga MagalhãesProfessor Auxiliar com Agregação na Universidade do Minho e membro integrado do Centro ALGORITMI
Tem uma Licenciatura em Engenharia de Sistemas e Informática, um Mestrado em Informática e um Doutoramento em Ciências da Computação.

Desde 2016 que é o Coordenador Científico do grupo Computer Vision, Interaction and Graphics do Centro de Computação Gráfica, e recentemente assumiu também o cargo de membro do Conselho de Administração.
Os seus interesses de investigação incluem a Visão por Computador e a Computação Gráfica. Tem coordenado e/ou participado como investigador em diversos projetos relacionados com a inspeção ótica automática, modelação expedita de ambientes virtuais, a produção de ambientes virtuais imersivos e a criação de sistemas de realidade mista.
Desde 2005 que tem orientado trabalhos que visam a criação de ferramentas digitais para apoio ao ensino, recorrendo essencialmente à Realidade Aumentada.

Fernanda Leopoldina Viana
Fernanda Leopoldina VianaCoordenadora Científica do recurso digital «Ensinar e Aprender Português»
É licenciada em Psicologia, pela Universidade do Porto e doutorada em Psicologia da Educação pela Universidade do Minho.
Foi docente no Instituto de Educação da Universidade do Minho de 1988 a 2019.
Coordenou projetos de investigação nas áreas do desenvolvimento da linguagem e da aprendizagem e promoção da leitura, e é autora de inúmeras publicações e de provas de avaliação nestes domínios.
Integrou a equipa responsável pela plataforma interativa «Ainda estou a Aprender» (www.aindaestouaprender.com), galardoada em 2018 com o prémio Ler+ do Plano Nacional de Leitura e foi membro da equipa do Projeto Gulbenkian Casa da Leitura, no qual era responsável pela seleção de conteúdos e sinopses para a área ABZ da Leitura.
Integra o Conselho Científico do Plano Nacional de Leitura.
Mafalda Ferrão
Mafalda FerrãoCoordenadora Social da Associação Bagos d’Ouro
Licenciou-se em Psicologia Educacional, pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (Lisboa) e mais tarde concluiu a Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Educação, na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP).
Iniciou a sua atividade profissional, em Lisboa, na Equipa de Intervenção em Crianças e Adolescentes com problemas de desenvolvimento da Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21.
Em 2008, entrou na aventura de ir viver para “Angola”, mais precisamente para Luanda, cidade onde deu aulas e acabou a coordenar o Departamento de Psicologia, na Universidade Privada de Angola.
Em 2010 regressou a Portugal e nesse mesmo ano “arregaçou mangas” para ajudar a construir de raiz a Associação Bagos d’Ouro. Assume hoje a função de Coordenadora Social deste projeto que há já dez anos enche o seu coração.
Fundação Vasco Vieira de Almeida
Fundação Vasco Vieira de AlmeidaPatrocinador
A Fundação Vasco Vieira de Almeida foi instituída, em 2016, pela Vieira de Almeida (VdA) e tem como fim principal a promoção da educação para a cidadania, através da afirmação do papel essencial da educação e do conhecimento na promoção dos direitos humanos e do Estado de Direito e como fim secundário exprimir e concretizar o compromisso de Sustentabilidade e Responsabilidade Social da VdA. Reconhecendo o seu papel essencial na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, a Fundação VVA atua em torno de 8 Eixos Estratégicos (Justiça, Educação, Direitos Humanos, Conhecimento & Ciência, Cultura, Sociedade Civil, Cidadania Digital e Sustentabilidade) e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda das Nações Unidas para 2030.

A Fundação Vasco Vieira de Almeida patrocina esta iniciativa porque acredita no contributo relevante que a discussão trará aos vários agentes educativos que enfrentam, já hoje, os desafios relacionados com a digitalização nos processos de ensino e aprendizagem.