Data: 10/02/2021  Horas: 40 minutos Inscrição: Gratuita

Este webinar, neste dia especial, pretende ser um fórum de reflexão e discussão sobre o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no que diz respeito à Cultura Infantil: Literatura, Cinema, Dança e Teatro. Para isso, contar-se-á com a participação de convidados e convidadas de diversas áreas, especialistas reconhecidos nas várias áreas.

O webinar é moderado por Inês Guedes de Oliveira (Universidade de Aveiro) e conta com a participação de Pedro Seromenho (Paleta de Letras – literatura), Fernando Saraiva (Anilupa – cinema), Inês Barahona e Miguel Fragata (Formiga Atómica – teatro) e Vera Santos (bailarina e mediadora cultural – dança).

Produção: Academia ProChild
Coordenação: Gabriela Trevisan e Gabriela Bento
Design e divulgação: Alexandra Ribeiro

MODERADORA: Inês Guedes de Oliveira
MODERADORA: Inês Guedes de OliveiraProfessora Auxiliar do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro
É licenciada em Design pela faculdade de Belas Artes do Porto em 1983 e Doutorada em Ciências da Tecnologia da Comunicação, Universidade de Aveiro em 2009.

Docente de várias unidades curriculares, destacando-se na formação de professores do ensino básico e educadores de infância, nas áreas das Expressões Artísticas e em Criatividade e Ludicidade, desde 1984.
Desenvolve a sua investigação na área da Criatividade, Comunicação e Ludicidade, sendo membro do Centro de Investigação ID+ (Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura), no grupo Desis Lab.
Faz parte do Laboratório Colaborativo ProChild Colab como investigadora na Área de Desenvolvimento e Educação e coordenadora do projeto Aprender é (de) +.
Em 2012 participa na criação e construção da Associação Cultural, Casa das Brincadeiras onde codirige e coordena a concepção dos objetos e cenários lúdicos, tendo vindo a desenvolver, desde essa data, um vasto conjunto de atividades lúdicas em contextos urbanos, nomeadamente no Porto, Guimarães e Ílhavo.

Pedro Seromenho
Pedro Seromenholeitor, escritor, ilustrador, editor, curador, contador de histórias, detetive de pares de meias perdidas e pai de uma Flor com nove anos
Nasceu em Harare, Zimbabué, viveu em Tavira, mas atualmente reside em Braga.

Aos trinta anos abandonou a sua carreira de economista e passou a dedicar-se a escrever, a ilustrar e a contar histórias que cria ou edita.
Com mais de uma vintena de obras publicadas, e algumas destas no Plano Nacional de Leitura, fundou a editora infantojuvenil Paleta de Letras e tornou-se o curador de vários Encontros Culturais, onde se destacam o “Braga em Risco”, a “Manta” ou o “MontrAlegre”.
Em 2013, 2015 e 2021, tornou-se o patrono da biblioteca da EB 2, 3 Nuno Álvares Pereira em Tomar, da biblioteca do Centro Escolar de Lamaçães e da biblioteca da EB 2, 3 de Celeirós em Braga, respetivamente.
Já participou em inúmeras exposições, feiras do livro e festivais literários.

Fernando José Saraiva
Fernando José SaraivaAnilupa
Nasceu no Porto. Formou-se em Cinema de Animação no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian.

Em 1990 cria na Associação de Ludotecas do Porto o estúdio de cinema de animação Anilupa.
No Anilupa tem orientado uma diversidade de filmes de cinema de animação em instituições educativas, sociais e culturais.
Em 2008 realiza a sua primeira curta-metragem de animação com o título “A meio da noite”, com o apoio do ICA e RTP e foi Júri de filmes de curtas e longas-metragens no CINANIMA.

Inês Barahona e Miguel Fragata
Inês Barahona e Miguel FragataFormiga Atómica
Inês Barahona nasceu em Lisboa, em 1977. Licenciada em Filosofia e Mestre em Estética e Filosofia da Arte pela Faculdade de Letras (Universidade de Lisboa).

Fundou e dirige com Miguel Fragata a Formiga Atómica, sendo co-criadora dos espetáculos “A Caminhada dos Elefantes”, “The Wall”, “A Visita Escocesa”, “Do Bosque para o Mundo”, “Montanha-Russa”, “Fake” e “O Estado do Mundo (Quando Acordas)”. Encenou os espetáculos “A Verdadeira História do Teatro” (2012) para o Teatro Maria Matos e “A Verdadeira História da Ciência” (2013) e “Direito de Autor” (2014) para a Fundação Calouste Gulbenkian.
Sob a direção de Madalena Victorino, integrou o Centro de Pedagogia e Animação do Centro Cultural de Belém, onde desenvolveu, entre 2005 e 2008, projetos de relação entre as artes e a educação para público escolar, familiar e especializado.

Miguel Fragata nasceu no Porto, em 1983. Estudou no Colégio Alemão do Porto. É licenciado em Teatro pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Completou o Bacharelato em Teatro na Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo.

Fundou e dirige com Inês Barahona a companhia de teatro Formiga Atómica. Entre as suas criações destacam-se “A Caminhada dos Elefantes” (2013), “The Wall” (2015), “A Visita Escocesa” (2016), “Do Bosque para o Mundo” (2016), “Montanha-Russa” (2018), “Fake” (2020) e “O Estado do Mundo (Quando Acordas)” (2021).
Em 2021 encenou o espectáculo “Pranto de Maria de Parda”, a partir do texto homónimo de Gil Vicente (produção TNDMII).
Desenvolve regularmente projetos de relação entre as artes e a educação, através da criação de oficinas artísticas, visitas encenadas e pequenos espetáculos para diversas instituições.

Vera Santos
Vera SantosCoordenadora do programa de mediação do Teatro da Didascália (Joane).
Com formação académica na área das Artes Plásticas, fez o Curso profissional de Dança, Bacharelato em Teatro, e na Universidade do Porto, licenciou-se em História da arte e concluiu o Mestrado em Estudos Artísticos/ Teoria e Crítica da Arte.

Desde o início dos anos 1990 exerce a sua atividade profissional como intérprete e pedagoga, dedicando-se paralelamente, nos últimos 10 anos, à mediação artística e cultural.
Entre 2014-2018 foi responsável pela implementação e coordenação do MAIS DOIS – Programa de Aprendizagem na área das Artes Performativas (Teatro e Dança) em articulação com os equipamentos culturais resultantes de Guimarães Capital da Cultura 2012. Promovido pela Câmara Municipal de Guimarães e pelo Serviço Educativo d’A Oficina, o projeto, piloto no âmbito das AEC, abrangeu as Escolas públicas de 1º CEB do concelho de Guimarães.