Equipa Leonor Bettencourt

Leonor Bettencourt

Psicóloga Coordenadora na área da Proteção

Leonor Bettencourt Rodrigues, doutorou-se em 2013 em Psicologia Social, Ambiental e Comunitária pelo ISCTE-IUL (financiamento FCT), e licenciou-se em Psicologia Social e Organizacional em 2004. Nos últimos 15 anos, participou em projetos de investigação-ação, nacionais e internacionais, no âmbito da intervenção e de políticas públicas dirigidas a grupos vulneráveis (e.g., crianças), à família e à parentalidade. Entre 2017 e 2019, ganhou uma bolsa da FCT enquanto investigadora pós-doutorada no ICS-ULisboa. É membro da International Society for the Prevention of Child Abuse and Neglect (ISPCAN) e do seu grupo de trabalho ‘Child Maltreatment Data Collection’. Recentemente foi nomeada delegada nacional da COST Action Euro-CAN – Multi-Sectoral Responses to Child Abuse and Neglect in Europe: Incidence and Trends (CA19106), que tem como propósito criar e dinamizar redes internacionais que, através da colaboração em grupos de trabalho, interliguem peritos e stakeholders no sentido de promover o desenvolvimento de uma metodologia rigorosa, consistente e comparável para a monitorização de dados de mau trato nos países Europeus. No CA19106 também tem a função de coordenação do grupo de trabalho sobre Definition and operationalisation of child maltreatment (consensus process of shared definitions).

 

Curiosidade

Nasci na Ilha Terceira, tenho uma costelado Minho e vivo em Lisboa. O que mais gosto de fazer é estar com os meus filhos e a minha família sem pressas e aprender a tocar piano com o meu filho.

 

O que motivou a vinda para o ProChild

Um desejo enorme de ver a ciência e a investigação ao serviço da política social e do sistema de proteção de crianças em risco.

Voltar ao topo