Equipa Gabriela Trevisan

Gabriela Trevisan

Socióloga na área da Participação Social

Gabriela de Pina Trevisan. Doutorada em Estudos da Criança, especialidade em Sociologia da Infância, pela Universidade do Minho. No âmbito do trabalho de doutoramento, realizou a sua investigação em co-supervisão com a Professora Pia Christensen, da Universidade de Warwick. É mestre em Sociologia da Infância e licenciada em Sociologia das Organizações pela mesma instituição. Antes de assumir funções de Professora Adjunta, foi animadora sociocultural na Fundação para o Desenvolvimento do Vale de Campanhã, entre 1998-2001, onde desenvolveu, enquanto socióloga, projetos de intervenção com crianças e jovens e mães, em contexto de pobreza e vulnerabilidade social. Fez uma pós-graduação em Ciências da Educação, na FPCE-UP onde trabalhou com jovens do Ginasiano numa pesquisa sobre expressão artística e intervenção comunitária. De 2001 a 2019 foi Professora Adjunta da ESEPF (licenciatura em Educação Social e Mestrado em Intervenção Comunitária, e lecionou unidades curriculares nos cursos de formação de professores). Desde 2019 integra o ProChild CoLAB É co-coordenadora da Secção Temática de Sociologia da Infância da Associação Portuguesa de Sociologia e membro do Research Network 04 da European Sociological Association. Tem colaborado com diferentes revistas científicas enquanto revisora. É formadora certificada pelo IEFP e acreditada enquanto formadora pelo CTCFP de Braga, para formação de professores e educadores de infância. Os interesses de investigação e intervenção focam-se na sociologia da infância, cidadania infantil e ação política das crianças, pobreza infantil e políticas públicas e crianças/território/cidades.

 

O que motivou a vinda para o ProChild

A minha motivação principal para concorrer ao ProChild prendeu-se com a vontade de poder participar num projeto que assume as minhas áreas de investigação e intervenção como centrais, e de aí realizar trabalho diretamente relacionado com a minha formação e com os meus interesses.

Voltar ao topo