equipa Gabriela Bento

Gabriela Bento

Psicóloga na área do Desenvolvimento e Educação

Gabriela Portugal Bento é doutorada em Educação, ramo de Administração e Políticas Educativas, pela Universidade de Aveiro (2019). Possui também o mestrado integrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, pela Universidade de Coimbra (2012).

O seu trabalho de doutoramento, intitulado “Espaços exteriores em educação de infância – políticas, projetos e práticas em análise”, procurou caraterizar oportunidades para brincar ao ar livre em creche e jardim de infância. Deste trabalho resultou a produção de uma grelha de observação e caracterização dos espaços exteriores educativos, intitulada GO-Exterior (Bento, 2020, UA Editora). Outros interesses relacionam-se com a promoção da qualidade em educação de infância, autonomia e participação da criança.

Entre as suas publicações, destacam-se os livros “Taking the first steps outside – Under three’s learning and development in the natural environment” (Bilton, Bento & Dias, 2017, Routledge) e “Brincar ao ar livre – Oportunidades de desenvolvimento e de aprendizagem fora de portas” (Bilton, Bento & Dias, 2017, Porto Editora).

A sua experiência profissional centra-se no apoio à melhoria das práticas em contextos de creche e pré-escolar, assumindo funções como psicóloga da educação, formadora e consultora. No ProChild CoLAB participa em projetos no eixo Desenvolvimento e Educação, particularmente focados no trabalho com creches e escolas de 1.º ciclo. Colabora também em iniciativas ligadas ao eixo da Participação Social.  

   

O que queria ser quando fosse grande…

Não sei… Na verdade, lembro-me de não querer ser grande e de ficar muito triste quando me diziam que já não era uma criança. 

   

Tempos livres

Gosto muito de passear na Natureza, a correr ou a caminhar, delicio-me a ler um bom livro ou a desenhar, gosto de estar com amigos e família em amenas cavaqueiras!

 

O que motivou a vinda para o ProChild CoLAB

A possibilidade de desenvolver um trabalho de intervenção consistente e dedicado a uma faixa etária que merece muito apoio e respeito na nossa sociedade.

Voltar ao topo