ProChild kit(e) –Kids Transforming Education – A Casa Confinada

ProChild kit(e) – Kids Transforming Education

A Casa Confinada

Inês Guedes de Oliveira | Universidade de Aveiro (Coord.)
Teresa Freire | Universidade do Minho (Coord.)
Alexandra Ribeiro | ProChild CoLAB
Gabriela Bento | ProChild CoLAB
Gabriela Trevisan | ProChild CoLAB
Helena Grangeia | ProChild CoLAB
Mariana Carvalho | ProChild CoLAB
Marlene Sousa | ProChild CoLAB

Este projeto surgiu da necessidade de se encontrarem respostas para os efeitos do encerramento das escolas, por motivo da pandemia COVID-19. A ausência de contacto presencial entre professores/as das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) e crianças tornou necessário o desenvolvimento de estratégias de contacto a distância que permitissem a observação e o acompanhamento das crianças.

  • Criar e implementar atividades de desenvolvimento socio-emocional e cognitivo para as crianças, em colaboração com os/as professores/as AEC.
  • Incentivar e apoiar os/as professores/as AEC na construção de projetos criativos e lúdicos para as crianças.
  • Capacitar os/as professores/as AEC para a identificação, apoio e encaminhamento de crianças com dificuldades emocionais e comportamentais.
  • Organização de um sistema de comunicação a distância entre a equipa ProChild, professores/as AEC e crianças.
  • Criação de produtos ProChildkit(e) para serem utilizados por professores/as e crianças.
  • Programa de formação para professores/as AEC sobre as atividades lúdicas não formais a desenvolver com as crianças; sobre identificação e apoio a crianças com dificuldades emocionais e comportamentais; e sobre o modelo de tutorias emocionais.
  • Criação e implementação de atividades lúdicas não formais promotoras do desenvolvimento socio-emocional das crianças.
  • Dinamização de fóruns de discussão entre professores/as.
  • Criação e disponibilização aos/às professores/as de banco de recursos com materiais pedagógicos.
ProChild kit(e) –Kids Transforming Education – A Casa Confinada
Partilhar
Voltar ao topo