Avaliação do desenvolvimento na primeira infância (CREDI)

Avaliação do desenvolvimento na primeira infância

Validação dos Instrumentos de Relato Parental sobre Desenvolvimento na Primeira Infância (CREDI: Caregiver Reported Early Development Instruments) para a população portuguesa

A avaliação do desenvolvimento infantil é de suma importância para conceber intervenções adequadas às necessidades de cada criança. Não obstante, até ao momento, poucos instrumentos existem para avaliar o desenvolvimento de crianças com menos de 3 anos e os que existem implicam, na sua maioria, avaliações diretas, o que dificulta a sua implementação. Os Instrumentos de Relato Parental sobre Desenvolvimento na Primeira Infância (no acrónimo inglês CREDI – Caregiver Reported Early Development Instruments) vêm colmatar esta lacuna, na medida em que avaliam precisamente crianças entre os 0 e os 3 anos de idade.

O principal objetivo deste estudo é analisar as características psicométricas e a validade geral dos instrumentos CREDI para a avaliação do desenvolvimento de crianças portuguesas até aos 3 anos de idade de forma a constituírem uma ferramenta de análise válida do desenvolvimento, quer para a investigação, quer para a prática clínica.

Marlene Sousa (coord.) | ProChild CoLAB
Luísa Barros (coord.) | ULisboa
Marina Serra Lemos (coord.) | UPorto

Alexandra Ribeiro | ProChild CoLAB
Ana Cristina Oliveira | UPorto

Avaliação do desenvolvimento na primeira infância (CREDI)
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