Aprender é de (+)

Aprender é de (+)

A promoção de ambientes de educação não formal nas escolas e na comunidade, assentes em iniciativas de educação artística, lúdica e criativa constitui-se como uma necessidade premente. A investigação demonstra que o envolvimento da criança na criação e realização artística promove a aprendizagem e o desenvolvimento. O projeto Aprender é (de) + procura promover o envolvimento ativo da criança no planeamento e concretização de projetos criativos, de natureza lúdica e artística.

  • Promover um trabalho colaborativo entre as escolas e a comunidade cultural, no sentido de fomentar iniciativas de educação não formal, geradoras de bem-estar, envolvimento e participação ativa das crianças.
  • Promover uma maior articulação entre escolas e comunidade na construção e implementação de projetos educativos de natureza artística, lúdica e criativa, desenvolvidos pelas crianças.
  • Intervir na qualificação dos espaços exteriores e recreios das escolas, enquanto contextos de aprendizagem, de lazer e fruição das crianças.

Aprender é de (+)

O Outro Lado da Escola

Perspetivar a escola como um local de aprendizagem que não se limita ao ensino e aos conteúdos curriculares, mobilizando estratégias de Educação não formal, através de um programa de formação destinado a professores titulares, professores AEC e assistentes operacionais.

  • Refletir sobre diferentes formas de pensar a escola com docentes e assistentes operacionais.
  • Promover competências e conhecimentos dos docentes e assistentes operacionais sobre a promoção do bem-estar e competências pessoais e emocionais das crianças, a partir da valorização da Educação não formal, do brincar e da relação e interação entre pares.
  • Apoiar os docentes e assistentes operacionais no desenvolvimento de iniciativas que promovam o bem-estar e competências pessoais e emocionais nas crianças.
  • Promover intervenções na escola (recreio), através da modificação/criação de rotinas e de estruturas para brincar, que valorizem o espaço da criança e permitam interações positivas entre adultos e crianças.
  • Promover a voz ativa e atuante da criança no espaço escolar, valorizando-se a sua perspetiva e capacidade de decidir sobre temáticas relevantes e significativas para ela.
    Promover um ambiente participativo na escola, envolvendo crianças, profissionais, famílias, entre outros.

Inês Guedes de Oliveira (coord.) | UAveiro
Teresa Freire (coord.) | UMinho

Alexandra Ribeiro | ProChild CoLAB
Cidália Silva | EA-UM
Gabriela Bento | ProChild CoLAB
Gabriela Trevisan | ProChild CoLAB
Helena Grangeia | ProChild CoLAB
Manuel Sarmento | IE-UM
Mariana Carvalho | ProChild CoLAB
Marlene Sousa | ProChild CoLAB
Natália Fernandes | IE-UM

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Escola de Pernas para o Ar

  • Comportamento das crianças, em particular no recreio.
  • Dificuldades de regulação emocional das crianças.
  • Situações relatadas de bullying/exclusão.
  • Necessidade de apoio aos professores titulares, em conjunto com a intervenção realizada pelo Porta7
  • Implementar modelos de educação não formal na promoção de competências sociais e pessoais das crianças, através da expressão plástica e da relação com o espaço.
  • Refletir sobre diferentes formas de conceção e organização da escola.
  • Promover competências pessoais e emocionais nas crianças.
  • Promover a voz ativa e atuante da criança no espaço escolar, valorizando-se a sua perspetiva e capacidade de decidir sobre temáticas relevantes e significativas para ela.
  • Promover um ambiente participativo na escola, envolvendo crianças, profissionais, famílias, entre outros.
  • Reconhecer a Escola como espaço físico e relacional.
  • Projetar o espaço da escola na perspetiva do bem-estar da criança.

Inês Guedes de Oliveira (coord.) | UAveiro
Teresa Freire (coord.) | UMinho

Alexandra Ribeiro | ProChild CoLAB
Alice Guimarães | EB1 Gondar
Cidália Silva | EA/UMinho
Gabriela Bento | ProChild CoLAB
Gabriela Trevisan | ProChild CoLAB
Natália Fernandes | IE/UM
Ricardo Freitas | EB1 Gondar
Rita Martins | Porta7

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ProChild kit(e) – Kids Transforming Education – A Casa Confinada

Surge a partir dos desafios gerados pela pandemia COVID-19 e do afastamento das crianças do espaço escolar, bem como do isolamento em relação aos pares e aos adultos de referência. Constitui-se como um conjunto de ferramentas educativas para professores, estruturadas por temas e subdivididas em atividades, que pretendem contribuir para dois objetivos específicos:

Criar/trabalhar/concretizar oportunidades de desenvolvimento de competências múltiplas nas crianças. Baseia-se nos princípios da educação não formal, considerando a importância das atividades lúdicas, criativas e interdisciplinares na formação integral dos alunos.

Promover o bem-estar das crianças e apoiar a superação de dificuldades geradas pelo contexto de pandemia, através de um conjunto de ferramentas educativas para professores, estruturadas por temas e subdivididas em atividades, que pretendem contribuir para objetivos específicos:

  • Criar/trabalhar/concretizar oportunidades de desenvolvimento de competências múltiplas nas crianças.
  • Identificar, apoiar e encaminhar crianças que experienciem dificuldades emocionais e comportamentais, fornecendo conhecimentos e estratégias úteis para atuar nestas situações.
  • Criar oportunidades de formação para professores/as das AEC sobre competências socio-emocionais e acompanhamento das crianças em situação de pandemia.

Inês Guedes de Oliveira (coord.) | UAveiro
Teresa Freire (coord.) | UMinho

Alexandra Ribeiro | ProChild CoLAB
Gabriela Bento | ProChild CoLAB
Gabriela Trevisan | ProChild CoLAB
Helena Grangeia | ProChild CoLAB
Mariana Carvalho | ProChild CoLAB
Marlene Sousa | ProChild CoLAB

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