Desenvolvimento e Educação em Creche

Desenvolvimento e educação em creche

Luísa Barros | Universidade de Lisboa (Coord.)
Gabriela Portugal | Universidade de Aveiro (Coord.)
José Corte-Real | Sonae, Corporate SA (Coord.)
Ana Teresa Brito | Fundação Brazelton-Gomes Pedro
Fernanda Leopoldina Viana | Universidade do Minho
Gabriela Bento | ProChild CoLAB
Iolanda Ribeiro | Universidade do Minho
Isabel Soares | Universidade do Minho
Joana Cadima | Universidade do Porto
Marina Serra de Lemos | Universidade do Porto
Paula Santos | Universidade de Aveiro

A creche é um contexto fundamental para a promoção do desenvolvimento da criança durante os primeiros anos. Através de serviços educativos de elevada qualidade, as experiências vividas na creche podem ser determinantes em prevenir ou proteger a criança dos efeitos negativos de situações de adversidade e desvantagem social. Garantir e promover a qualidade destes serviços constitui uma prioridade no atual contexto português.

  • Promover o desenvolvimento e bem-estar de crianças entre os 0 e 3 anos de idade, atuando junto da organização creche, profissionais, famílias e crianças através de um modelo de avaliação, intervenção e formação em creche, que integra as recomendações internacionais sobre práticas de qualidade e estratégias de desenvolvimento da criança.
  • Identificação e caracterização das instituições participantes.
  • Definição de prioridades e objetivos de mudança com as equipas das creches.
  • Observação das crianças e profissionais nas suas rotinas diárias.
  • Acompanhamento individual dos/as educadores/as de infância e supervisão das práticas.
  • Apoio aos educadores e educadoras de infância no trabalho com as famílias.
  • Grupos de discussão sobre práticas pedagógicas entre educadores/as de infância.
  • Conceção e implementação de um plano de formação para profissionais e equipas em creche.
  • Definição e implementação de um protocolo de avaliação de inicial, de processo e de resultados.
Desenvolvimento e Educação em Creche
Partilhar
Voltar ao topo