ProChild kit(e) –Kids Transforming Education – A Escola de Pernas para o Ar

ProChild kit(e) – Kids Transforming Education

A Escola de Pernas para o Ar

Inês Guedes de Oliveira | Universidade de Aveiro (Coord.)
Teresa Freire | Universidade do Minho (Coord.)
Alexandra Ribeiro | ProChild CoLAB
Gabriela Bento | ProChild CoLAB
Gabriela Trevisan | ProChild CoLAB
Helena Grangeia | ProChild CoLAB
Mariana Carvalho | ProChild CoLAB
Marlene Sousa | ProChild CoLAB

Este projeto dá continuidade à “A Casa Confinada” e baseia-se em atividades de educação não formal, orientadas para o espaço escolar enquanto ambiente físico e relacional. O projeto visa transformar e qualificar espaços educativos de maior precaridade e onde se verificam situações de vulnerabilidade psicossocial, criando oportunidades promotoras de bem-estar e desenvolvimento da criança.

  • Promover a participação ativa da criança no espaço escolar, valorizando-se a sua perspetiva e capacidade de decisão.
  • Promover um ambiente participativo na escola, envolvendo crianças, profissionais, famílias, entre outros elementos da comunidade.
  • Projetar e requalificar o espaço da escola na perspetiva do desenvolvimento e bem-estar da criança.
  • Conceber e implementar um sistema de tutorias emocionais entre crianças de diferentes níveis de ensino.
  • Conceber e implementar um plano de formação para profissionais de educação, na área da educação não formal.
  • Conceção e implementação de atividades a realizar com as crianças para o reconhecimento da escola enquanto espaço físico e relacional.
  • Conceção e implementação de atividades orientadas para a identificação dos interesses e expectativas das crianças relativas à escola.
  • Apoiar as crianças na elaboração e execução de projetos para a sua escola.
  • Implementação de um modelo de tutorias emocionais entre crianças de diferentes níveis de ensino.
  • Desenvolvimento de ações de formação junto de profissionais, no âmbito da educação não formal.
ProChild kit(e) –Kids Transforming Education – A Escola de Pernas para o Ar
Partilhar
Voltar ao topo