Academia ProChild

A Academia ProChild tem como objetivos gerais:

  • Desenvolver, implementar e avaliar um modelo colaborativo, multinível e intersetorial de formação de profissionais e outros agentes na comunidade, envolvendo as áreas estratégicas do ProChild CoLAB permitindo uma intervenção centrada na criança e baseada na evidência científica, contribuindo para promover a relação entre a produção do conhecimento e a sua aplicação pelos profissionais.
  • Envolver as crianças na construção de projetos e nos processos de tomada de decisão, promovendo estratégias para a sua participação ao nível institucional e comunitário.
  • Qualificar os/as profissionais ao nível de modelos e práticas cientificamente validados, e promover as condições intra e intersetoriais para a sua implementação.
  • Promover a adesão a práticas profissionais baseadas na evidência científica e fomentar o trabalho colaborativo e intersectorial entre profissionais, entidades e contextos comunitários no âmbito da saúde, educação e proteção para na infância.
  • Contribuir para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas para a infância com base no conhecimento científico.

Patrícia Malafaya | ProChild CoLAB (Coord.)
Gabriela Trevisan | ProChild CoLAB

A Academia ProChild é constituída por uma equipa multidiscipliniar de formadores/as altamente qualificados/as nas áreas estratégicas do ProChild CoLAB.

A necessidade de garantir respostas de maior qualidade direcionadas às crianças, agravada pela situação de crise presente e futura, exige uma capacitação contínua dos intervenientes nos diferentes contextos. Além disso, o aumento das qualificações da população portuguesa é assumido como prioritário na definição de linhas estratégicas de atuação, exigindo uma formação específica e contínua, suportada em politicas públicas promotoras da qualificação de profissionais, equipas e instituições na área social.

  • Promover a formação de crianças e famílias, de profissionais, equipas e instituições assegurando o bem-estar e o desenvolvimento da criança. Serão desenvolvidas programas e estratégias inovadoras, envolvendo as áreas estratégicas do ProChild CoLAB: Saúde e Bem-Estar; Desenvolvimento e Educação; Participação Social; Proteção; Tecnologia Digital e Nanotecnologia.

As propostas formativas partem da identificação de necessidades, através de um processo colaborativo, de forma a responder aos desafios singulares do contexto e serão preferencialmente geradas bottom-up pelos participantes, entidades clientes/parceiras e/ou propostas pelas equipas do ProChild CoLAB.

As formações são desenvolvidas em diferentes modalidades, podendo incluir:

  • Workshops;
  • Oficinas de formação;
  • Cursos breves;
  • Cursos de especialização, de estudos avançados e outras atividades de formação pós-graduada;
  • Comunidades de prática;
  • Fóruns de discussão de práticas;
  • Escola de Verão;
  • Escolinha ProChild;
  • Supervisão e consultoria;
  • Formação contínua interna;
  • Webinários;
  • Podcasts.
Voltar ao topo